De forma inédita, empresa de Mafra inicia produção de respiradores pulmonares

A GreyLogix é a primeira empresa do Brasil fora do ramo médico a conseguir as licenças necessárias, começando projeto do zero.

A empresa GreyLogix, de Mafra, iniciou na última sexta-feira (24) a produção de respiradores pulmonares. De forma inédita, em um curto período de tempo, a empresa obteve as licenças da Anvisa (AFE, CBPF e Homologação de Produto), necessárias para realizar o trabalho.

Referência em soluções de engenharia para indústria 4.0, a GreyLogix é a primeira empresa do Brasil fora do ramo médico a conseguir as licenças necessárias, começando projeto do zero.

A empresa tem capacidade para produzir até 30 equipamentos por dia, afirma o diretor de operações, Marcirio Tadeu Fernandes Júnior. “Toda a equipe GreyLogix se adaptou rapidamente às mudanças e passamos a produzir um material até então desconhecido por nós. Estudamos muito e especialistas nos auxiliaram em cada etapa, principalmente no entendimento do processo do pulmão”.

Mais de 30 colaboradores atuaram na fase de pesquisa e desenvolvimento dos respiradores. O equipamento desenvolvido pode ser montado por meio de um processo produtivo inovador. A produção dos equipamentos está sendo feita em dois turnos pela empresa.

A empresa Nidec Global Appliance (antiga Embraco), também colaborou com a iniciativa, doando um aparelho de testes – Analisador de Ventilação Pulmonar – incluído no final da linha de produção. Com isso, foi possível aumentar a capacidade e a agilidade na liberação dos respiradores.

Guilherme Almeida, diretor de Planejamento Estratégico e Relações Institucionais da Nidec Global Appliance destacou a colaboração com o projeto: “Após conhecermos o projeto da GreyLogix, decidimos que precisávamos contribuir para esta iniciativa que vai ajudar muito Santa Catarina neste momento desafiador”, afirmou.