Em 105 anos, Celina Dittrich foi a primeira prefeita mulher de Mafra

Vice-prefeita assumiu a prefeitura no início deste ano por 10 dias, durante as férias de Emerson Maas.

Foto: Divulgação

 

 

No final de janeiro deste ano, a vice-prefeita de Mafra, Celina Dittrich Vieira, assumiu a prefeitura por 10 dias, em substituição ao prefeito Emerson Maas durante suas férias. O acontecimento marcou a história do município, pois em 105 anos, nenhuma mulher havia ocupado o cargo de prefeita.

 

Segundo Celina, o fato escancara a falta de representatividade feminina na política municipal. Com essa conquista, ela espera abrir caminho para que mais mulheres ocupem cargos políticos de destaque no município e em todo o país.

 

“É importante que haja mais mulheres na política, para que as demandas e necessidades femininas sejam ouvidas e atendidas. Precisamos lutar por espaços de poder e influência, para que possamos contribuir na tomada de decisões e na construção de políticas públicas que atendam a todos, sem exceção”, pontua.

 

Formada em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 1982, Celina começou a advogar já no ano seguinte em Rio Negro e Mafra. Em 1988, atuou como professora de Direito Civil na Universidade do Contestado e retornou à sala de aula em 1997 após um período afastada.

 

Em 2009, foi convidada a integrar uma chapa para presidir a OAB de Mafra, onde ficou por duas gestões, de 2010 a 2015.

 

Na política, foi eleita vice-prefeita de Mafra pelo Podemos, ao lado do atual prefeito Emerson Maas em 2020. No ano passado, concorreu ao cargo de deputada estadual por Santa Catarina e foi eleita suplente.