Entenda o que significam as cores dos contentores de resíduos sólidos

Descarte do lixo deve ser feito de forma correta para facilitar a reciclagem.

Foto: Robson Komochena

 

 

A reciclagem é uma responsabilidade para cada cidadão. Entender como funciona a separação e como fazer o descarte é parte das boas práticas para um futuro mais sustentável. Para facilitar esse processo, a Seluma disponibilizou contentores de reciclagem coloridos distribuídos em locais públicos de Mafra. Mas você sabe o que cada cor significa e qual material deve ser depositado em cada um deles?

 

A padronização das cores é relativamente recente, e surgiu na Europa. Foi definida depois de debates, pesquisas e iniciativas internacionais. Porém, há algumas diferenças entre países. No Brasil, por exemplo, o contêiner vermelho é usado para abrigar resíduos perigosos, enquanto a cor cinza sinaliza o local para materiais que não se encaixam em nenhuma das outras categorias.

 

Saiba o que significam todas as cores dos contêineres de resíduos:

Azul: Papel e Papelão

O contêiner azul é usado para papel ou papelão, como jornais, revistas, caixas e embalagens, mesmo de alimentos. A recomendação é descartá-los secos e limpos para evitar contaminação.

 

Verde: Vidro

Garrafas, potes e frascos de vidro devem ser depositados no contêiner verde. É necessário lavá-los bem antes de descartá-los para garantir a qualidade do material reciclado. Tampas e rolhas de metal devem ser removidas e depositadas nos contentores específicos para metais.

 

Amarelo: Plástico

Sacolas, garrafas PET, embalagens e outros itens de plástico rígido ou flexível devem ser descartados no contêiner amarelo. Da mesma forma, é recomendado lavar e retirar as tampas e embalagens de outros materiais antes de depositá-los.

 

Vermelho: Resíduos Perigosos

Pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e outros materiais que podem oferecer risco à saúde humana e ao meio ambiente devem ser descartados em contentores vermelhos específicos. Em geral, esses contêineres são dispostos em pontos de coleta especializados para esses resíduos.

 

Laranja: Metais

Latas de alumínio, ferragens, panelas e outros objetos metálicos encontram seu destino no contêiner laranja. É necessário lavar e retirar as tampas de plástico antes de descartá-las.

 

Marrom: Resíduos orgânicos compostáveis

Restos de alimentos, cascas de frutas e verduras, podas de jardim e outros materiais orgânicos podem ser depositados no contêiner marrom. Essa matéria-prima se transforma em adubo rico em nutrientes, nutrindo a terra e completando o ciclo natural.

 

Cinza: Descartáveis

Para os materiais que não se encaixam em nenhuma das categorias anteriores, o contêiner cinza é a cor certa. Resíduos como fraldas descartáveis, absorventes higiênicos e isopor devem ser descartados nesse local.

 

Dicas importantes para a reciclagem

– Enxágue e seque as embalagens: Isso facilita o processo de reciclagem e evita a proliferação de odores e insetos.

– Amasse as embalagens: Diminua o volume dos materiais para otimizar o espaço nos contentores e facilitar o transporte.

– Separe os materiais corretamente: Cada contêiner tem um propósito específico. Siga as instruções para garantir a qualidade da reciclagem.

– Dúvidas? Consulte a prefeitura: Em caso de dúvidas sobre a destinação correta de algum material, entre em contato com a prefeitura de Mafra.