Em Brasília, Emerson Maas busca recursos para implantar escola cívico-militar em Mafra
Segundo Mass, objetivo é implantar o modelo no município até o ano que vem.
O prefeito de Mafra, Emerson Maas, esteve esta semana em Brasília, para reivindicar a implantação de uma escola cívico-militar no município.
O encontro aconteceu no Ministério da Educação e reuniu o coordenador geral de implantação de escolas cívico-militares, coronel Freibergue Rubem do Nascimento, o coordenador geral de acordos e cooperação técnica da Secretaria de Educação Básica, Sérgio Assumpção Viegas e o deputado federal, coronel Luiz Armando Schroeder Reis.
Segundo Emerson, o objetivo é implantar o modelo no município até o ano que vem.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar mais de 200 escolas neste modelo em todo o país, até 2023.
O programa tem o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares. Os militares atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.
Recentemente, o Governo do Paraná implantou o modelo em Rio Negro, nas escolas Caetano Munhoz da Rocha e Ovande do Amaral.