Ex-comandante do 5º RCC é homenageado na Câmara de Mafra

O coronel Jonas Nunes de Almeida Junior deixou o comando do regimento em janeiro deste ano.

Foto: Laurant Patrik Brykczynski

 

 

O coronel Jonas Nunes de Almeida Junior foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Mafra nesta segunda-feira (13), com uma moção de aplausos, por seus relevantes serviços prestados como comandante do 5º Regimento de Carros de Combate (5º RCC).

 

Nascido em 26 de março de 1975, Jonas é natural de Capão Bonito, em São Paulo. O militar incorporou as fileiras do Exército em 19 de fevereiro de 1994, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas. Mais tarde, foi declarado aspirante a oficial em 28 de novembro de 1998, sendo classificado ao 5º RCC, onde desempenhou, durante quatro anos, a função de oficial subalterno.

 

Nunes cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2007 e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 2016. Também comandou o Esquadrão de Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, sediado na cidade de Ponta Grossa.

 

Além disso, Nunes desempenhou a função de instrutor do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 5º RCC e do Curso de Cavalaria da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. No exterior, realizou o Curso de Avançado de Manobra no Exército dos Estados Unidos e exerceu ainda a função de Adjunto do G3 da Brigada Espanhola junto à Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL).

 

Ao ser nomeado para o cargo de comandante do regimento, Nunes estava servindo no comando da 11ª Região Militar, sediado em Brasília. Ele foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2018.

 

Em seu discurso, o comandante agradeceu os vereadores pela homenagem e pelo apoio ao regimento. “O período em que estive aqui foi bastante agradável, tanto como aspirante como comandante do 5º RCC. Desde que cheguei aqui como aspirante fiquei surpreendido com a acolhida e com a maneira cortês com que a população me recebeu. Só tenho a agradecer por todo o apoio durante esta caminhada”, disse.

 

Nunes deixou o comando do regimento no dia 12 de janeiro deste ano. O posto foi assumido pelo tenente coronel Daniel Canéppele.