Festival da Primavera premia estudantes e leva lazer para as famílias de Mafra

Uma das atrações do festival foi a Feira Municipal do programa Jovens Empreendedores, que contou com a participação de 22 escolas do município.

Fotos: Prefeitura Municipal de Mafra

 

 

A Praça Ferroviário Miguel Bielecki, em Mafra, ganhou cores no sábado (19) durante o Festival da Primavera.

 

O evento contou com exposição e comercialização de artesanato, apresentações de artistas locais e espaço para alimentação.

 

Outra atração do festival foi o tradicional concurso da bicicleta mais enfeitada. A aluna do Colégio Cemma, Emanueli Ruda, de 11 anos, enfeitou sua bike com flores e girassóis e garantiu o primeiro lugar da competição.

 

 

Durante o evento, também foram premiados os alunos e as escolas que participaram do concurso “Aluno + Primavera”, que consistia na confecção de flores, utilizando materiais recicláveis.

 

Jovens Empreendedores Primeiros Passos

Pela manhã, os alunos também participaram da segunda edição da feira municipal “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”.

 

A edição apresentou projetos de empreendedorismo desenvolvidos em 22 escolas da rede municipal de ensino. A Escola Mário de Oliveira Goeldner foi o destaque da feira com o trabalho “Biocomposto”, desenvolvido por alunos do 9º ano e pela professora de Ciências, Nilce Marinha Kaplum.

 

 

O segundo lugar ficou com a Escola Campo da Lança, que desenvolveu diversos projetos (“Campo Aromático”, “Cantinho dos Aromas”, “Sabor do Campo”, “Ecobrinquedos”, “LocaCampo” e “Delícias do Campo”). Já o terceiro lugar ficou com a Escola Cristo Rei que apresentou a iniciativa “Brincando e Aprendendo”.

 

O objetivo da feira foi apresentar o resultado dos produtos criados durante o programa “Jovens Empreendedores”, elaborado nas escolas no decorrer do ano letivo, em parceria com o Sebrae. Com o programa, os estudantes aprenderam todas as fases de uma produção, desde a escolha da matéria prima, até os cálculos para venda final, passando pelo processo de produção e comercialização.

 

A iniciativa resultou na criação de brinquedos ecológicos, artesanatos com materiais recicláveis, doces, bolos, pães, sucos, saladas de fruta, eco papelaria e muitos outros produtos. Os alunos inovaram ainda na apresentação e na divulgação de seus negócios, criando campanhas promocionais e realizando sorteios de brindes.