Hospital São Vicente de Paulo realiza procedimento cardiológico inédito em Mafra

Procedimento cirúrgico minimamente invasivo ocorreu neste sábado (15) em uma paciente de 90 anos.

Foto: Divulgação/HSVP

 

 

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Mafra, realizou um procedimento cardiológico inédito em uma paciente de 90 anos neste sábado (15).

 

Conhecido como TAVI, o implante de válvula aórtica transcateter é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, que permite a correção do diâmetro da válvula aórtica do paciente. A técnica reestabelece os volumes normais de passagem do fluxo de sangue do ventrículo esquerdo para a aorta.

 

A válvula cardíaca é colocada através de um cateter que navega através da artéria femural até o coração, sem a necessidade uma cirurgia convencional com incisão no peito.

 

Segundo o médico cardiologista, Rafael Sachet Dutra, a técnica já foi realizada outras vezes no hospital, mas desta vez, ela ocorreu por meio de uma ecocardiografia transtorácica. Ainda menos invasiva, a técnica evita a necessidade de intubação orotraqueal e ventilação mecânica, oferecendo menos riscos à saúde da paciente.

 

“A TAVI realizada com esta técnica traz ainda mais segurança para o paciente, que não terá grandes chances de complicação e passará por um período curto de internação”, explica o médico que é coordenador do serviço de cardiologia clínica e intervencionista do HSVP.

 

Ainda de acordo com Rafael, o procedimento realizado dentro do hospital utilizou uma das técnicas mais avançadas do mundo em termos de Cardiologia Estrutural, contando com equipamentos modernos e uma equipe altamente qualificada.

 

“Este procedimento é o que há de mais avançado na área de hemodinâmica e sem dúvida, vai consolidar a excelência do serviço de alta complexidade em cirurgia cardiovascular e cardiologia intervencionista do Hospital São Vicente de Paulo e de todo o Planalto Norte”, pontuou.