Mafra desenvolve programa para inclusão de pessoas com deficiência no esporte

Projeto busca criar políticas públicas para atender pessoas com algum tipo de necessidade especial na prática esportiva.

Foto: Divulgação

 

 

O Departamento Municipal de Esportes de Mafra (DME) desenvolveu o progama Paradesporto, com a finalidade de criar uma política pública que possa atender pessoas com algum tipo de necessidade especial na prática esportiva.

 

A diretoria de Mafra esteve em Blumenau para conhecer o programa que atende desde a formação até o rendimento do atleta.

 

O projeto ainda está em desenvolvimento e deverá reunir algumas entidades que já atuam no processo de inclusão, mas de forma isolada. “A ideia é criar um programa único para que possamos reunir as ações e atender o maior número de pessoas com necessidades especiais nas mais diferentes modalidades”, explicou Carlos Roberto da Silva.

 

Com o apoio da Secretaria de Assistência Social, a primeira fase do programa vai levantar o número de pessoas com deficiência (PCD) no município.

De acordo com a diretoria do DME, alguns exemplos de práticas inclusivas já vem sendo adotados em Mafra, como o 1° Festival de Verão de Esportes Individuais da UNC, realizado no ano passado, com disputas nas modalidades individuais.

 

Lá foram incluídas pessoas com deficiência na modalidade de Atletismo, onde participaram alunos das redes municipal, estadual e particular.

 

Outros exemplos citados foram os trabalhos realizados pela Amadev, para pessoas com deficiência visual e o programa Pernas Solidárias, que permite com que cadeirantes participem de corridas de rua.