Mafra é o segundo município mais rápido do país para se abrir empresas

Cinco cidades catarinenses despontam no rol entre os 10 do país com os menores tempos de abertura de empresas.

Foto: Robson Komochena

 

 

Santa Catarina abriu mais de 73 mil novos negócios no primeiro quadrimestre deste ano, segundo o Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério da Economia e publicado na última semana. Cinco municípios do estado despontam no rol entre os 10 do país com os menores tempos de abertura de empresas.

 

Mafra aparece em segundo lugar no ranking, ficando atrás apenas de Xaxim (1º). Também aparecem no ranking as cidades catarinenses de Criciúma (4º), Brusque (5º) e Navegantes (8º).

 

Segundo a presidente da Junta Comercial de Santa Catarina, Renata Silva, o resultado positivo se dá pelas medidas de simplificação que o Governo de Santa Catarina realizou para melhorar os processos de registro mercantil e legalização, assim como o apoio das administrações municipais na desburocratização também dos serviços públicos lá na ponta.

 

“Santa Catarina foi pioneira e serviu de modelo para a Lei da Liberdade Econômica, criando a regulamentação estadual. Desde então, vem colhendo frutos, como a facilidade de empreender e a desburocratização. Hoje, a Junta Comercial catarinense se consolida como uma instituição moderna e ágil, exercendo um papel fundamental no incentivo ao empreendedorismo. Por meio da Jucesc 100% digital, entre outras ações, simplificamos a abertura de novos negócios e representamos o DNA do empreendedor que investe e aposta no estado”, pontua a presidente.

 

Confira o tempo da abertura de empresas dos cinco municípios catarinenses destaques:

 

Xaxim: 3 horas

Mafra: 4 horas e 1 minuto

Criciúma: 4 horas e 11 minutos

Brusque: 4 horas e 33 minutos

Navegantes: 5 horas e 36 minutos

 

Como nem todos os municípios investem em tecnologia, apesar de Santa Catarina ter os mais rápidos do Brasil nesse processo, a média do estado não acompanha. No último ranking do Ministério da Economia, SC foi o 23º estado mais lento para abrir empresa, com demora de 1 dia e 21 horas. O prazo médio no Brasil foi um dia e 16 horas para abrir uma empresa, segundo o ministério.