Mafrense ganha título de melhor açougueiro do Brasil

Juliano Kohlbeck venceu o concurso Desafio dos Açougueiros da Tecnocarne, realizado em 28 de junho.

Fotos: Divulgação

 

 

O morador do Alto de Mafra, Juliano Kohlbeck, de 33 anos, conquistou o título de melhor açougueiro do Brasil no prestigiado concurso Desafio dos Açougueiros. O evento, realizado durante a Tecnocarne, principal evento de proteína animal da América Latina, ocorreu em 28 de junho no São Paulo Expo.

 

No concurso, os açougueiros foram avaliados em cinco critérios principais: habilidade, boas práticas, inovação, aproveitamento e apresentação. Entre os cinco finalistas, Juliano se destacou e foi premiado com R$ 5 mil.

 

 

Com simplicidade e irreverência, o mafrense impressionou os jurados com sua precisão nos cortes de carnes. A tarefa dos açougueiros era fazer os cortes, decorar, adicionar ingredientes aos preparos e valorizar a carne. A criatividade dos participantes foi explorada ao máximo, utilizando ervas, farofas, queijos, legumes e até mesmo frutas como a carambola e o damasco. Além disso, eles não puderam usar equipamentos eletrônicos para facilitar o corte, realizando todas as técnicas manualmente.

 

 

Juliano expressou seu orgulho em representar os açougueiros de Riomafra, bem como todos os colegas de profissão em todo o país. “Fiz meu trabalho com simplicidade e tenho orgulho de representar todos os profissionais da área. Quando soube que a carne seria destinada à doação, decidi que não iria usar muitos temperos para que a pessoa que a recebesse, pudesse prepará-la de acordo com seu próprio estilo”, disse.

 

 

Por ser uma referência na área, Juliano também presta consultorias para mercados e workshops. Ele atua na profissão há cerca de 19 anos e foi indicado recentemente para receber uma moção de aplausos na Câmara de Vereadores de Mafra pelo título conquistado e por inspirar outros profissionais da área.

 

 

O Desafio dos Açougueiros foi idealizado por Marcelo Bolinha, especialista em carne, açougueiro e assador profissional com mais de 30 anos de experiência. O objetivo do concurso era incentivar e valorizar a arte e o ofício dos açougueiros.