Mais de 250 já foram testadas para covid-19 em Mafra

Total inclui exames laboratoriais e testes rápidos. Os casos suspeitos ou confirmados estão sendo monitorados pelas equipes de saúde.

Desde o início da pandemia até esta sexta-feira (29), Mafra realizou ao todo 253 testes para o novo coronavírus, dentre testes rápidos e exames laboratoriais (PCR).

Diante do cenário epidemiológico de Santa Catarina, com transmissão comunitária do vírus, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) realizou a definição dos critérios para a vigilância dos casos e coleta de amostras.

A escolha da testagem é determinada após avaliação médica. Os exames laboratoriais (PCR), que exigem a coleta de amostra nasal/oral e identificam a presença de vírus nos pacientes, são realizados em pacientes que apresentam Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) e sintomas de Síndromes Gripais (SG).

A coleta deve ser realizada preferencialmente entre o 3° e o 5° dia do surgimento dos sintomas e as amostras são encaminhadas ao Laboratório Central (Lacen) em Florianópolis. Até sexta-feira, foram realizados 136 exames PCR.

Já o teste imunológico (teste rápido) é realizado com a coleta de sangue. Tais testes identificam a presença de anticorpos, produzidos em resposta à infecção viral geralmente a partir do 7º dia do início dos sintomas. Por essa razão, os testes rápidos devem ser realizados somente após o período de sete dias e seguem protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Em Mafra foram realizados 117 testes rápidos até a última sexta-feira.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, pacientes de outros municípios também são coletados em Mafra.

Monitoramento de casos

A realização dos testes permitiu que fossem confirmados sete casos no município até o dia 29 de maio.

Os casos suspeitos ou confirmados estão sendo monitorados pelas equipes de saúde. Estes monitoramentos acontecem via telefone, Whatsapp e também por visitas domiciliares.

As visitas são realizadas em dias esporádicos e em casos determinados pela equipe da saúde. Profissionais da Saúde de Mafra, em conjunto com policiais militares, fazem parte da Patrulha da Saúde Covid-19 e realizam visitas. Isso porque, mesmo antes dos resultados, os casos já passam a ficar em isolamento social, juntamente com os familiares que têm contato direto com os pacientes.

“A patrulha tem como objetivo proteger a população mafrense do coronavírus. O objetivo das visitas é saber se as medidas de isolamento social estão sendo seguidas pelo paciente e por seus familiares, além de avaliar o quadro clínico de casos suspeitos e confirmados”, declarou a secretária de Saúde Jaqueline Previatti Veiga.

Drive Thru

Outra medida adotada nesta semana pela Patrulha da Saúde Covid-19 foi o Drive Thru Covid-19, realizado na segunda-feira (25), no Alto de Mafra, e na quarta-feira (27), na Restinga.

A ação visa a parada voluntária de veículos para a aferição da temperatura de motoristas e passageiros. Se o enfermeiro identificar que a temperatura de um dos voluntários está alta, são repassadas orientações para o encaminhamento correto aos serviços de saúde.