Maternidade Dona Catarina Kuss é a única estadual em lista positiva da Anvisa; entenda

A avaliação é feita anualmente pela Anvisa em hospitais com leitos de terapia intensiva.

Foto: Robson Komochena

 

 

A Maternidade Dona Catarina Kuss alcançou 81% de adesão às práticas de segurança do paciente, se tornando a única maternidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) contemplada na lista positiva da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

A lista classifica apenas as unidades catalogadas como de alta conformidade. “Essa conquista é resultado do esforço comum de todos os profissionais da maternidade que atuam baseados nas boas práticas em prol de um cuidado mais seguro no serviço público em Santa Catarina”, destacou a direção.

 

A avaliação integra o “Relatório da Avaliação Nacional de Práticas de Segurança do Paciente/2022”, elaborado anualmente pela Anvisa para hospitais com leitos de terapia intensiva. O instrumento avalia 21 indicadores de estrutura e processo (baseados na RDC n° 36/2013) e categoriza os serviços como de baixa (0% a 33%), média (34% a 66%) ou alta conformidade (67% a 100%).

 

Entre os critérios analisados, se destacou a criação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), responsável por executar as ações do “Plano de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde” e notificar regularmente os incidentes relacionados à assistência à saúde no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

 

O plano possibilita a criação de um diagnóstico das práticas de segurança voltadas aos pacientes, com o objetivo de guiar ações para prevenir a ocorrência de eventos adversos.

 

O documento enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde.

 

Com informações da Secretaria de Saúde de SC.