Médica ministra palestra sobre cuidados paliativos para alunos do Cedup

Abordagem é voltada para o cuidado físico, mental, emocional e espiritual de pacientes com doenças graves, crônicas ou em fase final de vida.

Fotos: Robson Komochena

 

 

Na semana em que se comemora o dia da enfermagem, a médica Renata Stoeberl ministrou palestra para mais de 50 alunos do curso técnico de enfermagem do Cedup de Mafra. O tema da palestra foi a importância dos cuidados paliativos para pacientes diante de doenças graves, crônicas ou em fase final de vida.

 

Durante a palestra, Renata destacou que a abordagem enfatiza o alívio de sintomas, o apoio emocional e a assistência espiritual e social.

 

 

Geralmente, os cuidados são oferecidos por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, capelães e outros profissionais de saúde. “Essa equipe trabalha em conjunto para aliviar sintomas e levar suporte emocional e espiritual para o paciente e seus familiares”, pontua.

 

“Foi muito interessante difundir este conceito para os profissionais da área da saúde. Este tema ainda é um tabu, mas é de extrema importância. O propósito é melhorar a qualidade de vida e diminuir o sofrimento destes pacientes, mesmo quando não há cura ou tratamento para o seu quadro. Esse tratamento paliativo deve ser empregado o mais precocemente possível, levando em conta as necessidades físicas, emocionais, sociais e espirituais do paciente e de sua família”, pontuou a médica.

 

 

Ainda de acordo com Renata, esta abordagem ainda é recente e vem sendo cada vez mais reconhecida e incorporada na prática médica em todo o mundo, como uma forma de proporcionar um cuidado mais humano, individualizado e holístico aos pacientes que enfrentam doenças graves ou crônicas ou que estão em fase final de vida.