Palestra da Seluma leva conscientização ambiental para alunos do CEMMA

As ações são ministradas pela analista ambiental Rafaela Pimentel e tem como objetivo sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e da separação e reciclagem do lixo.

 

 

A empresa Seluma (Serviços de Limpeza Urbana de Mafra) segue com a série de palestras com foco na educação ambiental.

 

A segunda escola a receber o projeto foi o Centro de Educação do Município de Mafra (CEMMA).

 

As ações são ministradas pela analista ambiental Rafaela Pimentel e tem como objetivo sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e da separação e reciclagem do lixo no cotidiano de todos.

 

“Trabalhar com as crianças é a melhor forma de alcançar uma coleta seletiva eficiente, porque as crianças levam a mensagem para casa, para os pais, e isso traz um retorno muito legal. Além da gente trabalhar diretamente com esses alunos e os professores”, destacou Rafaela.

 

“A gente sempre recicla corretamente, a gente joga o orgânico no quintal”, comentou o aluno Jian Portela, do 5º ano.

 

“Lá em casa, a gente recicla plástico e o orgânico vira adubo. Não jogando nada no lugar errado”, disse a aluna Maria Sampaio, do 6º ano.

 

Para a professora de geografia, Rubia Cariolatto, o investimento em educação é a maior ferramenta para transformar o futuro da geração. “Esses alunos vao multiplicar esse conhecimento, levando para casa, para que as famílias também adotem essa prática da reciclagem”, pontuou.

 

Foto: Divulgação

 

Concurso de desenhos

A Seluma também está com um concurso de desenhos em aberto para estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Mafra.

 

Com o tema “Educação Ambiental & Saúde: Conscientização e Ação”, o concurso tem como objetivo sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente e da separação e reciclagem do lixo no cotidiano de todos.

 

De acordo com o regulamento do concurso, os estudantes poderão participar com apenas um desenho cada, que deverá ser elaborado em sala de aula, seguindo as orientações fornecidas.

 

Os desenhos selecionados pelas escolas serão encaminhados à Secretaria da Educação, Esporte e Cultura, onde uma comissão julgadora, composta por técnicos da área ambiental, gestores e assistentes de comunicação, será responsável por avaliar os trabalhos de acordo com critérios como atendimento ao objetivo do concurso, expressão das ideias, originalidade e criatividade.

 

Os três melhores desenhos serão premiados, com destaque para o primeiro colocado, que será divulgado na capa do carnê de coleta de lixo de 2025. Além disso, todos os participantes receberão certificados de sua participação no concurso.

 

O cronograma do concurso prevê a confecção dos desenhos entre os dias 29 de abril e 10 de maio, a seleção nas escolas de 13 a 24 de maio, e a entrega dos trabalhos na Secretaria de Educação, Esporte e Cultura até o dia 24 de maio. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 10 de junho.

 

Para mais informações sobre o concurso, os interessados podem entrar em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (47) 3642-1510.