Pedreira do São Lourenço é liberada para exploração em Mafra

A liberação foi amplamente comemorada pelo prefeito Emerson Maas, que classificou como uma das mais importantes conquistas do seu governo.

Foto: Divulgação

 

 

Após mais de dois anos interditada por um crime ambiental, a pedreira do São Lourenço, em Mafra, foi liberada na última sexta-feira (21) pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para exploração.

 

A notícia foi dada pelo prefeito Emerson Maas como uma das mais importantes conquistas do seu governo. “Além de explorar a pedreira em prol das nossas estradas e ruas, parte das pedras será utilizada para fechamento da perfuração e correção do crime ambiental, onde há dois anos uma perfuração atingiu um lençol freático, culminando na interdição total do local.

 

Ainda, segundo o prefeito, até então, o município gastava em torno de R$ 4 milhões em compra de pedras. “Apesar desse gasto, nunca temos pedra suficiente para atender o município. Além disso, com os altos custos de compra, tivemos que parar com o programa de porteira dentro, que agora poderá ser retomado e também começar a fazer um empedramento intenso com manutenção periódica no interior”, destacou Maas.

 

Localizada na Estrada José Krachinski Filho, a pedreira tem área total de 4,98 hectares e, segundo o IMA, vida útil de 24 anos. A previsão de produção é de 80 mil metros cúbicos anuais.

 

Maas também destacou que a Prefeitura está buscando identificar novas pedreiras, em outros pontos da cidade. “Nosso território é muito grande, estamos trabalhando para ter mais de uma pedreira, em diferentes pontos, o que proporcionaria mais agilidade na distribuição e geraria economia no transporte”, concluiu o prefeito.