Penitenciária industrial em Mafra: Estado e município alinham primeiros passos

Se o projeto avançar, a ideia é que a unidade seja feita conforme modelo implantado em São Bento do Sul.

Modelo implantado em São Bento do Sul pode ser referência para Mafra. Foto: Gazeta SBS

 

 

As tratativas para uma possível instalação de uma penitenciária industrial foram iniciadas em Mafra.

 

O assunto foi debatido nesta semana, quando o prefeito Emerson Maas recebeu o superintendente regional da Polícia Penal, Fernando Goffi.

 

Durante o encontro, Maas demonstrou interesse no projeto, que segundo ele, pode ser feita conforme o modelo implantado em São Bento do Sul. Na reunião também foi falado sobre a possibilidade de cessão de um terreno do município para construção da unidade.

 

Fernando Goffi, superintendente regional da Polícia Penal se reuniu com o prefeito Emerson Maas. Foto: Prefeitura Mafra/Divulgação

 

“Oferecendo oportunidades, proporciona-se ressocialização aos apenados do Estado. E que essas pessoas possam sair do sistema prisional melhores do que quando entraram, inclusive com um ofício”, destacou o prefeito.

 

Segundo o superintendente da Polícia Penal, se as tratativas avançarem, a instalação de uma penitenciária industrial pode ser um ganho para toda a região, oferecendo perspectivas de trabalho e estudo.

 

“O sistema penitenciário catarinense, é referência para o resto do Brasil, onde quem ganha é a sociedade com o trabalho do apenado, bem como ele que seja reinserido na comunidade com uma profissão”, comentou Goffi.