Especialista fala sobre os desafios de empreender no turismo

Além da importância econômica, o turismo é essencial para o desenvolvimento cultural, histórico e social dos municípios.

 

 

O turismo é uma atividade essencial para o desenvolvimento dos municípios, não apenas do ponto de vista econômico, mas também cultural, histórico e social. É o que defende a turismóloga Luiza da Silva, proprietária da empresa Acordum Gestão de Turismo, em entrevista exclusiva ao Riomafra Mix.

 

Segundo Luiza, o turismo foi a atividade mais afetada no mundo durante a pandemia. “Neste período, milhares de pessoas perderam o emprego e diversas empresas fecharam as portas. Ao mesmo tempo, vimos muitas empresas surgirem e se adaptarem às mudanças para continuar oferecendo experiências turísticas de qualidade e seguras para os turistas. Foi um período desafiador, mas felizmente, o setor está mais forte nesta retomada. O próprio público, que estava há meses dentro de casa, sentiu a necessidade de sair, viajar e de voltar a ter novas experiências”, disse.

 

De acordo com a turismóloga, Rio Negro possui uma história e cultura ricas que precisam ser resgatadas, através de um olhar mais profissional. A cidade também tem uma ótima localização geográfica, estando na Região Metropolitana de Curitiba e na Rota do Pinhão. “Este poderia ser um bom atrativo para a cidade, afinal, o pinhão pode ser explorado de diversas formas, seja na gastronomia, na questão ambiental ou no artesanato”, pontua.

 

De acordo com Luiza, outra forma de alavancar o turismo da cidade é investir na economia criativa. “Precisamos de profissionais que pensem em estratégias criativas para resgatar histórias, receitas e trabalhos artesanais. Temos tantos artesãos pelo interior da cidade que estão esquecidos e que só precisam de um incentivo para serem mais reconhecidos”, disse.

 

A turismóloga acredita que a cidade também precisa pensar em estratégias para aproximar as novas gerações do turismo histórico e cultural. “Tudo depende da forma como a cidade se comunica com os mais jovens. Com uma comunicação diferenciada e mais lúdica, é possível resgatar a história e atrair o interesse e a curiosidade dos mais jovens para o assunto”, destaca.

 

Outro problema do setor de turismo, segundo Luiza, é a falta de mão de obra, já que muitas pessoas não querem trabalhar na área por conta dos horários irregulares. “Nossas cidades têm uma realidade muito comercial e industrial, onde você tem horário para entrar e sair do seu trabalho. No entanto, o turismo acontece nos finais de semana, nos feriados, nas férias e muita gente não quer trabalhar na área justamente por isso. No entanto, as oportunidades de crescimento são grandes e os trabalhadores ganham muitas vezes mais do que em outras áreas. Além disso, o setor possibilita a conexão entre as pessoas, a comunicação e o networking”, concluiu.