Polícia Militar amplia o programa Rede de Vizinhos em Mafra

Moradores do bairro Jardim América aderiram ao programa, que agora possui 13 células no município.

Fotos: PM de Mafra

 

 

A Polícia Militar (PM) ampliou o programa Rede de Vizinhos em Mafra, com a implantação de sua 13ª célula no Jardim América.

 

O programa foi apresentado aos moradores do bairro em reunião no salão da Escola de Educação Básica Francisco Izabel. Ao todo, a ação contou com a presença de cerca de 40 moradores.

 

Após a palestra de apresentação, eles decidiram em conjunto pela imediata criação da nova célula.

 

 

A Rede de Vizinhos é um programa de policiamento da Polícia Militar de Santa Catarina. O programa reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação, fortalecendo as relações interpessoais, melhorando a relação entre a polícia e a comunidade e aumentando a vigilância do bairro, a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública e coibir crimes.

 

Em Mafra, além da célula do Jardim América, a PM conta com outros 12 grupos da Rede de Vizinhos, nos bairros Vila Ferroviária, Centro, Vila Nova, Vila Ivete, Vila Grossl, Amola Flecha, Passo, Vila Nova, Restinga e Vista Alegre, somando mais de 950 membros.

 

 

Segundo a Polícia Militar, a rede serve como um canal de comunicação e interação entre os moradores e é uma alternativa eficaz para prevenir e solucionar problemas de ordem pública. Os grupos não substituem as Centrais Regionais de Emergência da Polícia Militar, que são contatadas pelo 190, mas são ferramentas importantes para que os vizinhos fiquem em alerta e exerçam a vigilância ativa da comunidade.

 

“O sucesso da prevenção de crimes não está no ato de pertencer a um grupo de Whatsapp ou similar, mas sim no envolvimento e engajamento da população para solucionar os problemas da vizinhança. O aplicativo da Rede de Vizinhos é apenas o meio facilitador de interação dos vizinhos. Aliás, não deve ser o único meio de interação. Reuniões, palestras, campanhas educativas, eventos e festividades da vizinhança também devem constituir as atividades da Rede de Vizinhos”, destaca o subtenente da PM de Mafra, Pedro Luiz de Moraes.