Polícia Militar começa a cadastrar residências para a Operação Viagem Segura em Mafra

Objetivo é dar maior segurança e tranquilidade aos moradores que viajarão durante o final de ano.

Foto: PM Mafra/Arquivo

 

 

A Polícia Militar de Mafra já começou a cadastrar residências para a Operação Viagem Segura 2022/2023. O objetivo é dar maior segurança e tranquilidade aos moradores que viajarão durante essa temporada de final de ano.

 

Os interessados deverão baixar no celular o aplicativo PMSC Cidadão e realizar o cadastro para acessar a plataforma. Em seguida, basta acessar o ícone “Rede de Vizinhos”, e clicar em “Viagem Segura”. Em seguida, o usuário deve preencher os dados da viagem, como a data de saída e retorno.

 

Neste período, as equipes da Polícia Militar realizarão visitas preventivas nos endereços solicitados, onde verificarão as portas, grades e janelas para ter certeza que está tudo em ordem. Não havendo qualquer alteração, um formulário eletrônico será preenchido através do PMSC Mobile e enviado para o e-mail cadastrado pelo morador.

 

Não serão realizadas rondas em estabelecimentos comerciais, obras, condomínios, apartamentos ou demais propriedades que não sirvam de residência.

 

 

Dicas de segurança

A prevenção é a melhor maneira de inibir a ação de criminosos. Confira algumas dicas para garantir a segurança da residência e evitar contratempos nesta época do ano:

 

– Trancar bem portas e janelas, sem esquecer nenhum local aberto.

 

– Tenha bom contato com os vizinhos e, se possível, crie uma estratégia local de apoio.

 

– Tenha o número do telefone dos vizinhos e forneça o seu aos de confiança, para em caso de emergência o acionamento ser rápido.

 

– Evite deixar bens materiais de alto valor à vista, como bicicletas e motocicletas.

 

– Evite comentar com estranhos sobre viagens ou ausências de casa.

 

– Quem possui sistemas de alarme, é interessante que se faça uma revisão para que esteja funcionando de acordo com as expectativas.

 

– Se tiver condições financeiras, o ideal é investir em um muro diferenciado, cerca elétrica, alarme, sensor de movimento ou câmera de monitoramento.

 

– Se a viagem for prolongada, solicite a alguém de confiança para que visite e permaneça na residência de tempos em tempos, para demonstrar presença, abrindo portas e janelas.

 

– Caso alguém perceba a presença de pessoas em atitude suspeita nas proximidades de residências de quem viajou, acione a Polícia Militar por meio do telefone de emergência 190.