Posto de saúde, UPA e hospital: quando buscar atendimento em cada um?

Entenda como funcionam os níveis de atenção e em que situações buscar atendimento em cada um dos serviços disponíveis.

Foto: Divulgação

 

O Sistema Único de Saúde (SUS) abrange diversos serviços de saúde pública e é dividido em três níveis de atenção, definidos pelo Ministério da Saúde: atenção primária, secundária e terciária.

 

Em cada um dos níveis, há serviços gratuitos e específicos para atender às demandas da população. A seguir, entenda como funcionam os níveis de atenção e em que situações buscar atendimento em cada um dos serviços disponíveis.

 

Atenção primária

A atenção básica é composta de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs). É o nível que compreende a prevenção de doenças e o acolhimento de casos de menor gravidade, como consultas e exames de rotina.

 

O objetivo é justamente proteger a saúde das pessoas e evitar a necessidade de atendimento nos níveis mais avançados de atenção.

 

Atenção secundária

No nível secundário estão os serviços especializados e de urgência e emergência, como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais. Nele são atendidos os casos de média complexidade. Em geral, os pacientes chegam ao nível secundário após atendimento na atenção básica.

 

Atenção terciária

O último nível da gestão do SUS é referente aos atendimentos de alta complexidade e que envolvem serviços de referência, como hospitais, que contam com significativo aporte tecnológico e especializado.

 

Em quais situações buscar atendimento em cada um dos serviços?

 

UBS e ESF

Os postos de saúde e ESFs realizam atendimentos de casos de menor gravidade e de cuidados contínuos, como os relacionados à saúde da mulher, da criança, prevenção ao câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas.

 

Também realizam atendimentos para quem precisa retirar pontos, fazer curativos, inalações, vacinas, medicação endovenosa, coletar exames laboratoriais e retirada de medicações da rede básica.

 

UPA

A Unidade de Pronto Atendimento funciona 24 horas por dia, inclusive em feriados e pontos facultativos. Os pacientes devem buscar atendimento nesse local em casos de maior gravidade, agudos ou emergenciais. Além da equipe multidisciplinar, a UPA também conta com equipamentos de apoio ao diagnóstico, como eletrocardiograma, exames de raio-x e laboratoriais.

 

Quadros de saúde atendidos: febre alta acima de 39ºC; fraturas; cortes com pouco sangramento; infarto; derrame; queda com torção e dor intensa ou suspeita de fratura; falta de ar intensa; crises convulsivas; dores fortes no peito; vômito constante.

 

Hospital

O atendimento em hospital é voltado a casos mais graves, que necessitam de atendimento de emergência, internação ou cirurgia. Em geral, os pacientes chegam ao hospital por meio de encaminhamento realizado por outros serviços.

 

Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) é um atendimento pré-hospitalar para casos de emergência. Para acioná-lo, deve-se ligar para o número 192. A central conta com profissionais de saúde treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São esses profissionais que definem o tipo de atendimento, ambulância, equipe adequada e local para onde será levado o paciente.

 

Protocolo de classificação de risco

Sempre que um paciente é atendido em um serviço médico-hospitalar de urgência e emergência, é realizada a avaliação inicial para classificação de risco do caso. Essa classificação aponta a gravidade do caso e a prioridade de acolhimento entre todos aqueles que estão na fila para serem atendidos.

 

 

Em fevereiro 2024 a UPA Mafra atendeu 5.311 pessoas, sendo elas classificadas como:

 

– Pouco urgente: 3.735 pessoas

 

– Não urgente: 310 pessoas

 

– Urgente: 1.079 pessoas

 

– Muito urgente: 167 pessoas

 

– Emergência: 20 pessoas