Prefeitura cria central para atender idosos durante a quarentena

Este é um serviço direcionado a idosos que vivem sozinhos ou não têm pessoas ou parentes que possam auxiliá-los em tarefas como ir a supermercados, lojas, farmácias ou mesmo pagar um boleto.

A prefeitura de Mafra, por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social, colocou em operação a Central do Vovô e da Vovó. Este é um serviço direcionado a idosos que vivem sozinhos ou não têm pessoas ou parentes que possam auxiliá-los em tarefas como ir a supermercados, lojas, farmácias ou mesmo pagar um boleto.

Segundo a secretária de Assistência Social, Kátia Borges Saliba, a criação da central faz parte das 19 estratégias de enfrentamento à Covid-19 elaboradas pela Rede de Atenção Primária da Saúde de Mafra.

“Em virtude dos atendimentos realizados na Sala de Informações Covid-19, verificou-se a existência de inúmeros idosos que residem sozinhos, sem familiares, e que necessitam de algum tipo de apoio para ir ao mercado, farmácia, pagar uma conta, mas não possuem qualquer ajuda. Para este tipo de assistência e quaisquer informações para esse público, a prefeitura criou a central”, explicou a secretária.

A central fica nas dependências da Secretaria da Assistência Social e Habitação e conta com três profissionais de atendimento direto (servidores especializados) e mais a cobertura dos profissionais das secretarias de Assistência Social e de Saúde.

Uma equipe da Unidade de Saúde, a qual o idoso faz parte também pode ser acionada de acordo com as demandas de saúde, como entrega de medicamentos ou agendamento de consultas ou exames.

Para atender à demanda, foram disponibilizados os telefones da Secretaria (47) 3643-7181; (47) 3645-5085; (47) 3642-9724 e também via Whatsapp (47) 98403-3677.

A Central do Vovô e da Vovó permanece ativa até o final da pandemia e atende de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.