Sala Lilás é inaugurada na Delegacia de Polícia Civil de Mafra

Espaço oferece atendimento humanizado e especializado, com apoio da OAB.

Fotos: Robson Komochena

 

 

A Delegacia de Polícia Civil de Mafra passou a contar com uma Sala Lilás, destinada ao acolhimento das mulheres vítimas de violência. O espaço foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (27).

 

O ambiente conta com ar-condicionado, televisão, brinquedoteca – em que as crianças podem aguardar o atendimento da sua mãe – cuja oitiva da vítima é feita em local apropriado e acolhedor, sem a presença de público e das crianças.

 

No local, as vítimas receberão apoio e assistência jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde profissionais farão os atendimentos. A criação do espaço foi viabilizada através da parceria entre a Polícia Civil, OAB e empresários locais.

 

 

“Hoje nós temos uma Sala Lilás, que visa o atendimento humanizado. Já existe um protocolo, nossos plantonistas estão orientados a fazer o acompanhamento das vítimas para essa sala, é um ambiente higienizado e acolhedor”, destacou o delegado regional, Nelson Vidal.

 

“Criar o espaço da Sala Lilás, aliada à qualificação dos policiais civis que fazem o atendimento, visa a proporcionar às mulheres vítimas de violência um espaço em que ela se sinta em casa e tenha a liberdade para relatar o que está acontecendo”, comentou a coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIs) da Polícia Civil em Santa Catarina, delegada Patrícia Zimmermann D’Ávila.

 

 

O prefeito Emerson Maas enalteceu a importância do espaço e comentou sobre o desejo de criar uma casa-abrigo em Mafra. “A Polícia Civil está, mais uma vez, de parabéns por estar proporcionando este espaço de acolhimento. Vamos lutar para colocar em prática o projeto de ter em Mafra uma casa-abrigo de mulheres. Já temos terreno e o projeto, estamos correndo atrás de recursos para colocar em prática”, pontuou.

 

O delegado-geral adjunto, Nilson Luiz de Oliveira César falou do compromisso ao enfrentamento a violência assumido pela Polícia Civil. “A gente se empenha diariamente para combater a criminalidade em relação a violência doméstica, fazendo diminuir cada vez mais os índices criminais nessa área. Esse é um dos compromissos assumidos pela atual gestão”.

 

Também participaram da inauguração representantes das polícias Militar e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Exército, Câmara de Vereadores e empresários apoiadores.

 

 

Conheça o espaço