Saúde anuncia investimentos para prevenção ao câncer de mama em Mafra

Secretaria pretende zerar fila por exames de mamografia, ultrassonografia de mama e serviços preventivos.

Foto: Prefeitura Municipal de Mafra

 

Continua após a Publicidade

Continua após a Publicidade

 

Para marcar o mês dedicado à prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, a prefeitura de Mafra realizou na manhã de sexta-feira (1), na Amplanorte, evento de lançamento da campanha do “Outubro Rosa”.

 

Durante a solenidade, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou investimento de R$ 350 mil para zerar a fila de espera por exames de mamografia e ultrassonografia de mama e também assinou convênio com o Hospital São Vicente de Paulo, no valor de R$ 13 milhões e 500 mil, para custeio das despesas decorrentes da manutenção dos serviços médico-hospitalares bem como os serviços auxiliares de diagnóstico e terapia e de apoio do hospital, entre eles o centro cirúrgico, radiologia, tomografia, ultrassonografia, laboratório de análises clínicas e agência transfusional, entre outros.

 

Na força tarefa do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar exames de mamografia, ultrassonografia de mama e serviços preventivos em indústrias e preventivos de colo de útero, além de ações educativas como palestras em escolas, para alunos do 8º e 9º anos.

 

Foto: Prefeitura Municipal de Mafra

 

Falta de tempo, vergonha ou medo

A vice-prefeita de Mafra, Celina Dittrich Vieira destacou a importância do Outubro Rosa como forma de conscientização, prevenção e informação. Segundo ela, estudos mostram que as mulheres não se submetem a exames periódicos por falta de tempo, vergonha ou medo. “Essa realidade precisa mudar e nossa missão, enquanto poder público, é justamente conscientizar, conversar, palestrar e debater o assunto. É uma forma de evitar mortes e antecipar a prevenção”, disse.