Saúde intensifica ações de combate à dengue em Mafra

A ida às residências teve o objetivo de orientar as pessoas sobre medidas protetivas para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Com a intenção de intensificar ações relacionadas à epidemiologia no município, a Secretaria de Saúde de Mafra realizou na sexta-feira (3), visita às casas do Jardim América, área delimitada, onde foram encontrados focos de Aedes aegypti, e também no bairro Nossa Senhora Aparecida, nas proximidades da igreja e da BR-116, área de atuação da ESF Central.

De acordo com a secretária de Saúde, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, a ida às residências teve o objetivo de orientar as pessoas sobre medidas protetivas para evitar criadouros do mosquito. “Essa é uma medida protetiva. Não temos casos de dengue, mas precisamos acabar com as larvas para que não tenhamos outra epidemia no município. Dependemos do apoio da comunidade para a eliminação dos focos”, explicou.

Durante a ação, a equipe da vigilância seguiu protocolo para prevenir o contato em residências que habitavam idosos e pessoas sintomáticas de gripe, como medida de prevenção à Covid-19.

Área

Detectado por meio de armadilhas, o foco de larvas do mosquito no Jardim América abrangeu uma área próxima ao viaduto da BR-116. Portanto, compreendeu ainda o bairro Nossa Senhora Aparecida. “Temos de levar em consideração que a proximidade da rodovia contribui para a disseminação da doença, devido ao fluxo de veículos de diferentes partes do país, que podem transportar o mosquito para a nossa cidade”, lembrou a secretária.

Prevenção à dengue

Em Mafra, foram encontrados seis focos de larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, no Jardim América, Vila Formosa, Faxinal, Vila Nova e Restinga. A Secretaria de Saúde lembra que Mafra contém focos positivos para a larva do mosquito, contudo não é considerado ainda município infestado. Para isso, a população deve seguir as seguintes orientações:

  • Evitar usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;
  • Guardar garrafas com o gargalo virado para baixo;
  • Manter lixeiras tampadas;
  • Deixar os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
  • Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água. Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
  • Manter ralos fechados e desentupidos;
  • Lavar com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
  • Retire a água acumulada em lajes;
  • Limpar as calhas, evitado que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;
  • Dar descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;
  • Evitar acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.