Secretário anuncia novidades para o desenvolvimento econômico e o turismo de Mafra

João Lázaro Lelis Ferreira falou sobre os trabalhos da pasta e das ações previstas para 2023.

 

 

Em entrevista exclusiva ao Riomafra Mix, o secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cidadania de Mafra, João Lázaro Lelis Ferreira, apresentou os principais projetos da pasta para o incentivo a abertura de empresas e para o impulsionamento do turismo local.

 

Segundo o secretário, um dos projetos mais importantes da pasta foi a Sala do Empreendedor, localizada na Praça Lauro Muller. “Em um ano, conseguimos consolidar este espaço e estamos trabalhando para fortalecer ainda mais o atendimento aos micro e pequenos empresários.

 

Para este ano, a secretaria pretende inaugurar um Centro de Empreendedorismo em homenagem ao empreendedor mafrense Osmar Werner. O objetivo é oferecer no local capacitações aos microempresários sobre finanças, marketing e planejamento.

 

João Lázaro também destacou que Mafra é um dos municípios mais rápidos do país para se abrir empresas. Em 2021, a cidade foi destaque nacional por conseguir a abertura de uma empresa em 4 horas e 4 minutos. “Anteriormente, um empreendedor tinha até 12 dias para abrir seu negócio. Nós trabalhamos fortemente para mudar esse sistema e diminuir drasticamente a burocratização. A digitalização dos processos e as próprias leis, a nível federal, caminharam para isso”, disse.

 

Para abrir uma empresa atualmente em Mafra, a Sala do Empreendedor é a porta de entrada. “Logo depois, o empresário ganha acesso a um sistema totalmente digital para solicitar a abertura. Nossa equipe interna também está apta para resolver alguns gargalos que surgem durante o processo, como a questão de licença ambiental, por exemplo. Quando se trata de abrir empresas, nossa meta para este ano é ficar novamente entre as cidades mais ágeis do país”, pontuou.

 

João Lázaro também falou sobre a parceria com o prefeito Emerson Maas e o convite para integrar a equipe de governo logo após as eleições de 2020. “Quando aceitei o convite de assumir a pasta, tanto eu como o prefeito Maas, estávamos na iniciativa privada. Eu já fui gestor do Sebrae de Santa Catarina e trabalho com consultoria e planejamento estratégico há 23 anos. Logo, um dos diferenciais deste governo é que tanto o prefeito como parte da equipe utilizam mecanismos e ferramentas da gestão privada para tornar a gestão pública mais dinâmica e eficiente. Em Mafra, desde que o Maas assumiu, o enfoque técnico está acima do político”, pontua.

 

Ainda de acordo com o secretário, a gestão de Maas se destaca pelos projetos de anticorrupção implementados em todas as secretarias. “Antes de definir alguma demanda ou assinar um documento, a gente tem auditores fiscais que acompanham todo o processo. Hoje, todo projeto precisa de um aval jurídico para ser implementado”, disse.

 

Por fim, o secretário também destacou algumas ações e projetos voltados para o turismo de Mafra. “Estamos revendo o Conselho de Turismo do município e implementando dois roteiros turísticos para fortalecer o turismo rural da região. Outra meta é investir no setor de artesanato que é muito rico e precisa de um olhar mais atento da população”, concluiu.