Semana Pedagógica prepara profissionais da Educação para o ano letivo em Mafra

Este ano, a capacitação teve como tema a inclusão no ambiente escolar.

Foto: Divulgação

 

Depois de dois anos de mudanças e adaptações na Educação, os professores da rede municipal de Mafra voltarão às aulas 100 % presenciais em 7 de fevereiro. Para preparar os servidores do setor, professores, coordenadores e diretores, a Secretaria de Educação deu início nesta segunda-feira (31) à Semana Pedagógica 2022.

 

A abertura oficial aconteceu no Cine Emacite. Posteriormente, as capacitações acontecerão nas escolas municipais CEMMA, Mário de Oliveira Goeldner e CEM Beija-Flor, envolvendo professores efetivos e ACTs.

 

Foto: Divulgação

 

Este ano, a capacitação teve como tema a “Inclusão” e foi organizada por níveis, abordando o tema de forma direcionada, considerando a vivência de cada professor, conforme o nível escolar que atua.

 

Segundo a secretária de Educação, Jamine Emmanuelle Henning, uma das maiores preocupações para este ano será a segurança dos alunos, professores e toda equipe de funcionários das escolas. Para minimizar o contágio por covid-19 e outras síndromes gripais, as escolas deverão adotar todas as medidas de proteção, distanciamento e outras, preconizadas no Plano de Contingência do Governo de Santa Catarina (Plancom).

 

Sobre a inclusão, a vice-prefeita, Celina Dittrich Vieira, defendeu a necessidade de discutir o tema e traçar objetivos para um ambiente escolar mais inclusivo. “A inclusão precisa do preparo de toda a sociedade, especialmente dos profissionais da Educação, porque é na escola o primeiro momento em que a pessoa se sente incluída. É na escola onde ela experimenta pela primeira vez o convívio social fora do núcleo restrito da família”, afirmou.

 

O primeiro dia do encontro encerrou com a palestra do professor Daniel Jorge Fonseca, com o tema “Desafiar o Processo”.