Sob intervenção do CIMU transporte público de Riomafra vira caos

Falta de ônibus, atrasos recorrentes marcam primeira semana de intervenção.

Foto: Robson Komochena

 

 

Desde que o diretor do CIMU, Robinson Feres, apadrinhado político do prefeito James Valério, anunciou no sábado (23), a intervenção no transporte público, Riomafra vive o caos – faltam ônibus, os atrasos são recorrentes e as reclamações se multiplicaram nas redes sociais desde então.

 

Sem citar a forma como o rompimento de contrato com a viação Norte Sul foi anunciada, deixou transparecer algo no mínimo suspeito. Também demostrou falta de capacidade de gestão do CIMU, órgão criado justamente para tratar do transporte público.

 

Ficam as perguntas no ar, se já era intenção do CIMU romper o contrato por qual motivo não teve licitação? A situação parece estar longe de um final para os usuários do transporte público. Hoje, as pessoas sequer sabem para quem pedir informação, resta apenas desabafar na internet.

 

Nas redes sociais, Cleusa Zeferino desabafou: “Pois então ontem ficamos uma 1h20 no ponto liguei para a Norte Sul e me falaram que reclamações era com o CIMU”. Já Nilce Machado postou: “No sábado fiquei 1h15 no ponto na Vila Nova e vi passar um ônibus sendo levado pelo guincho e um tempo depois desceu para o Faxinal mas enquanto estava no ponto não retornou. Nossa cidade está retrocedendo no quesito transporte público. Veja a história de nossas cidades com transporte coletivo urbano e agora? Tem muitas pessoas que não tem carro e outras não podem mais dirigir”, lamenta.

 

Também pelas redes sociais, Sonia Machado pontuou: “Independente de quem fica, os usuários querer ter a certeza de que poderiam contar com ônibus que no mínimo façam horários compatíveis a suprir seus horários de trabalhos e afazeres, isso é o mínimo em respeito ao povo riomafrense”. Para Terezinha Aparecida Reichardt: “Foi mais uma sacanagem com a população que precisa do transporte coletivo. Sem avisar todos ficaram sem transporte para ir ao trabalho. Cadê as autoridades da cidade para tomar uma providência? E agora senhores prefeitos, como fica a população de Rio Negro e Mafra? O povo precisa de resposta”, desabafou.

 

O que diz o CIMU

A reportagem indagou o diretor do CIMU, sobre seus canais de atendimento. O telefone informado foi o da ouvidoria do município de Mafra, número (47) 3641-4067. A reportagem entrou em contato com esse número, mas a atendente não sabia informar qual o procedimento, pois não tinha recebido instruções.

 

Em relação os atrasos relatados pelos usuários, e o prazo para regularização e sobre o andamento de uma nova licitação, Robinson Feres limitou informar que assim que forem finalizadas as tratativas será comunicada à imprensa.

 

O que dizem as Prefeituras

Em relação ao transporte público, a Prefeitura de Mafra informou que todas as indagações devem ser feitas diretamente ao CIMU.

 

Já a Prefeitura de Rio Negro não retornou nosso pedido de informação até o momento desta publicação.