Voluntários preparam instalação de mais uma ecobarreira no rio da Lança

Grupo Ecobarreira Riomafra realiza ação neste sábado, a partir das 14 horas. População está convidada.

Fotos: Divulgação

 

 

O Grupo Ecobarreira Riomafra está preparando mais uma ação em prol do meio-ambiente, em Mafra.

 

Neste sábado (6), a partir das 14 horas, os voluntários se reúnem na praça Ferroviário Miguel Bielecki, onde será confeccionada e instalada mais uma ecobarreira no rio da Lança.

 

O grupo iniciou em 2019, através de uma iniciativa do advogado Jefferson Luiz Grossl, em suas redes sociais.

 

“Postei no Facebook um convite para quem quisesse participar da criação de uma ecobarreira no rio da Lança. A partir daí, várias pessoas entraram em contato, e o grupo surgiu”, detalhou.

 

Jefferson relembra postagem de 2019, que deu início ao grupo. Imagem: Divulgação

 

Jefferson conta que o surgimento do grupo ocorreu bem no período entre fim de ano e ano novo. “Foi em uma época onde temos aquelas reflexões sobre o que podemos fazer a mais para melhorar nossa realidade. Então, encontrei o projeto de ecobarreira desenvolvido pelo Diego Saldanha, na cidade de Colombo e percebi que poderia ser executado em Mafra”, contou.

 

Segundo Jefferson, atualmente, o grupo conta com 10 voluntários e nesses cinco anos, já retirou mais de uma tonelada e meia de lixo do rio da Lança.

 

 

Essa é a segunda ecobarreira instalada pelo grupo. “Ela tem por objetivo comparar a quantidade de lixo lançado ao rio dentro desse perímetro urbano com a quantidade capturada no mesmo rio antes da igreja ucraniana. Essa segunda ecobarreira será mais um mecanismo para evitar que o lixo siga para o rio Negro”, disse.

 

Ainda, de acordo com o grupo, a ideia é manter a barreira por tempo indeterminado, realizando periodicamente sua manutenção. “Todo ano temos que renová-la, vez que a exposição ao sol resseca as cordas e galões, comprometendo a efetividade”, explicou.

 

O grupo também pede uma atenção das pessoas no cuidado com a barreira. “Sabemos que infelizmente existem pessoas e vândalos que possam danificar a ecobarreira. É muito importante que as pessoas nos ajudem a preservar”.

 

Local onde será instalada a segunda ecobarreira, na região da praça Ferroviário Miguel Bielecki.