Janeiro Branco: qual a importância do equilíbrio para a saúde mental?
Para o psicólogo Danilo Niespodzinski, a busca pelo equilíbrio está associada principalmente ao autoconhecimento.

Diversos são os fatores que contribuem para o adoecimento psíquico da população. Com os novos formatos de trabalho, os avanços tecnológicos e a ampliação da comunicação, a fronteira entre a vida pessoal e profissional ficou também mais diluída. Por este motivo, o movimento Janeiro Branco traz em 2023 o tema: “A vida pede equilíbrio”.
De acordo com o psicólogo, Danilo Niespodzinski, a pandemia de covid-19 e o cenário de polarização instaurado nos últimos anos agravaram as questões de saúde mental no Brasil. O país é atualmente líder em transtornos de ansiedade generalizada e cerca de 9,3% dos brasileiros convivem com a doença.
Para Danilo, a busca pelo equilíbrio está associada principalmente ao autoconhecimento. “Equilíbrio é olhar para dentro, se autoconhecer e perceber. É entender o que te deixa confortáveis, quais situações você consegue enfrentar e como você reage diante de situações adversas”, pontua.
O profissional especializado em psicologia é habilitado para lidar com questões emocionais e comportamentais e podem ser importantes agentes na promoção do autoconhecimento. Através da psicoterapia, é possível entender a origem de determinados pensamentos e atitudes, encontrar maneiras de enfrentar as dificuldades e até mesmo aceitar aquilo que não pode ser mudado.
Segundo Danilo, a psicoterapia ainda é vista com preconceito por parte da população e por conta disso, muitas pessoas têm receio de buscar ajuda profissional.
“Nós não temos respostas mágicas para tudo, mas estamos lá principalmente para escutar o paciente e entender o que ele está passando. Esse vínculo não precisa ocorrer somente quando se está doente, com ansiedade ou depressão. A psicoterapia também é importante para prevenir estes transtornos, se autoconhecer e encontrar equilíbrio”, explica.