8 de março: entenda como surgiu o Dia Internacional da Mulher

A data é celebrada desde 1975, mas sua origem remonta do início do século 20, quando diversos protestos de mulheres ecoaram pelos Estados Unidos e Europa.

Fotos: Divulgação

 

 

Muitas pessoas pensam no Dia Internacional da Mulher como uma data de homenagem, mas a história dessa celebração é mais profunda do que isso.

 

Diferente de outras datas comemorativas, o Dia Internacional da Mulher não foi criado pelo comércio e é oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1975. A data, comemorada desde o início do século 20, tem raízes na luta das mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

 

A data escolhida para celebrar as mulheres tem várias explicações históricas. No Brasil, é comum relacioná-la ao incêndio que ocorreu na Triangle Shirtwaist Company em Nova York em 25 de março de 1911. O incêndio resultou na morte de 146 trabalhadores, sendo 125 mulheres e 21 homens, o que trouxe à tona as más condições de trabalho enfrentadas pelas mulheres durante a Revolução Industrial.

 

No entanto, há registros anteriores a esse episódio que trazem referências à reivindicação de mulheres para que houvesse um momento dedicado às suas causas dentro do movimento de trabalhadores.

 

 

As origens do Dia Internacional da Mulher

Em 26 de fevereiro de 1909, cerca de 15 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova York para reivindicar melhores condições de trabalho, o que teria sido o primeiro Dia Nacional da Mulher americano.

 

Na Europa, o movimento crescia nas fábricas e, em agosto de 1910, a ativista política alemã Clara Zetkin propôs em uma reunião a criação de uma jornada de manifestações das mulheres pela igualdade de direitos. O primeiro Dia Internacional da Mulher teria sido celebrado em 19 de março de 1911.

 

Em 1917, houve um marco ainda mais forte daquele que viria a ser o 8 de Março. Naquele dia, um grupo de operárias saiu às ruas para se manifestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, movimento que seria o pontapé inicial da Revolução Russa.

 

O protesto aconteceu em 23 de fevereiro pelo antigo calendário russo — 8 de março no calendário gregoriano, que os soviéticos adotariam em 1918 e é utilizado pela maioria dos países do mundo hoje.

 

Após a revolução bolchevique, a data foi oficializada entre os soviéticos como celebração da “mulher heroica e trabalhadora”.

 

Data foi oficializada em 1975

O chamado Dia Internacional da Mulher só foi oficializado em 1975, ano que a ONU intitulou de Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais.

 

Hoje, a data é lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e protestar contra as desigualdades ainda presentes. Embora seja considerado feriado nacional em vários países, como a Rússia, em muitos lugares a data adquiriu um aspecto mais comercial.

 

No Brasil, a data também é marcada por protestos nas principais cidades do país, com reivindicações sobre igualdade salarial e protestos contra a criminalização do aborto e a violência contra a mulher.

 

 

Com informações da Rede BBC.