Apagão nacional deixa ao menos 19 estados sem energia

Às 10 horas, seis municípios atendidos pela agência regional de Mafra ainda registravam falta de energia.

Foto: Divulgação

 

 

Um apagão nacional deixou parte do Paraná e Santa Catarina, além e pelo menos outros 17 estados sem energia por volta das 8h20 desta terça-feira (15).

 

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga. A causa do incidente ainda não foi apurada.

 

A recomposição acontece gradativamente em todas as regiões. Às 10 horas, seis municípios atendidos pela agência regional de Mafra ainda registravam falta de energia: Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineopolis, Major Vieira, Papanduva e Porto União.

 

Irineopolis e Porto União tiveram o maior número de interrupções: 2.903 e 2.584.

 

O Ministério de Minas e Energia informou que instituirá, imediatamente, um grupo de trabalho para apurar as causas do blecaute.

 

Situação de SC às 10 horas. Imagem: Divulgação

 

Celesc emite nota oficial

Em nota, a Celesc destacou que o problema não está ligado à sua rede:

 

A Celesc informa que por volta das 08h30min uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional provocou a atuação do ERAC interrompendo o fornecimento de energia em Unidades Consumidoras por todo o Estado.

 

O ERAC – Esquema Regional de Alívio de Carga é um sistema nacional especial de proteção específico que atua para manter o equilíbrio entre geração e consumo de energia.

 

Destacamos que trata-se de um problema relacionado ao sistema nacional interligado e não está ligado à rede de distribuição da Celesc.

 

O fornecimento de energia está sendo restabelecido e é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN).

 

Ainda não há informações oficiais sobre a causa que provocou a atuação do ERAC.

 

O apagão afetou Santa Catarina, outros 19 estados e o Distrito Federal.