Apagão nacional deixa ao menos 19 estados sem energia
Às 10 horas, seis municípios atendidos pela agência regional de Mafra ainda registravam falta de energia.
Um apagão nacional deixou parte do Paraná e Santa Catarina, além e pelo menos outros 17 estados sem energia por volta das 8h20 desta terça-feira (15).
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga. A causa do incidente ainda não foi apurada.
A recomposição acontece gradativamente em todas as regiões. Às 10 horas, seis municípios atendidos pela agência regional de Mafra ainda registravam falta de energia: Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineopolis, Major Vieira, Papanduva e Porto União.
Irineopolis e Porto União tiveram o maior número de interrupções: 2.903 e 2.584.
O Ministério de Minas e Energia informou que instituirá, imediatamente, um grupo de trabalho para apurar as causas do blecaute.
Celesc emite nota oficial
Em nota, a Celesc destacou que o problema não está ligado à sua rede:
A Celesc informa que por volta das 08h30min uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional provocou a atuação do ERAC interrompendo o fornecimento de energia em Unidades Consumidoras por todo o Estado.
O ERAC – Esquema Regional de Alívio de Carga é um sistema nacional especial de proteção específico que atua para manter o equilíbrio entre geração e consumo de energia.
Destacamos que trata-se de um problema relacionado ao sistema nacional interligado e não está ligado à rede de distribuição da Celesc.
O fornecimento de energia está sendo restabelecido e é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Ainda não há informações oficiais sobre a causa que provocou a atuação do ERAC.
O apagão afetou Santa Catarina, outros 19 estados e o Distrito Federal.