Comunidades e povos tradicionais no Brasil são tema da redação do Enem 2022

Neste domingo, primeiro dia da prova, candidatos também respondem 90 questões das áreas de linguagens e ciências humanas.

Foto: Divulgação

 

 

O tema escolhido para redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Ele foi divulgado pelo ministro Victor Godoy em suas redes sociais.

 

Os estudantes têm de elaborar um conteúdo de no mínimo 7 linhas e no máximo 30 de uma redação com texto dissertativo-argumentativo a partir da situação-problema apresentada. As provas e o tema da redação serão iguais tanto na modalidade impressa como na digital.

 

No ano passado, “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” foi o tema da redação.

 

A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começou a ser aplicado neste domingo (13) em todo o país. A previsão é que cerca de 3,4 milhões de candidatos façam o exame.

 

Neste primeiro dia do exame, os candidatos fazem, além da redação, as provas objetivas de linguagens e ciências humanas. No próximo domingo (21), os participantes fazem as provas de matemática e ciências da natureza.

 

O Enem é principal forma de ingresso no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de obtenção de bolsas por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e de participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep. Além disso, algumas instituições de ensino privado utilizam a nota para ingresso direto ou concessão de bolsas.