Fernando Comin toma posse no Conselho Nacional do Ministério Público

Nascido em Rio Negro e filho de tradicional família mafrense, atuou como promotor em Mafra entre 2007 e 2009.

Foto: Alesc/Divulgação

 

 

O ex-promotor de Mafra, Fernando da Silva Comin tomou posse como conselheiro Nacional do Ministério Público (CNMP) nesta segunda-feira (5), em Brasília.

 

A cerimônia ocorreu na abertura da primeira sessão ordinária de 2024, no plenário do CNMP e foi prestigiada por uma delegação do Ministério Público de Santa Catarina, pelo governador Jorginho Mello, ministros, familiares e outras autoridades.

 

Como é tradição, a cerimônia ocorreu de forma rápida, com a assinatura do termo de posse de todos os conselheiros. Além de Comin, outros cinco novos conselheiros foram empossados, todos com mandato válido para o biênio 2024-2026.

 

“Nosso objetivo é melhorar a vida das pessoas, é para isso que estamos aqui. E tudo aquilo que a gente conseguiu realizar no nosso Estado, enquanto procurador-geral de Justiça, e que deu certo, vamos compartilhar com os demais conselheiros. A ideia é que possamos transformar o Ministério Público no mesmo ritmo que a sociedade se transforma”, disse Comin, que durante a primeira sessão ordinária do CNMP, ocorrida logo após a posse, foi eleito por aclamação para presidir a Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público (CPAMP) do órgão.

 

Fotos: Reprodução/YouTube

 

Trajetória de Comin

Comin, que é um dos três conselheiros representantes do Ministério Público Estadual, esteve na chefia do MPSC entre 2019 e 2023 e foi nomeado pelo presidente da República para o cargo no CNMP em outubro de 2023.

 

Nascido em Rio Negro e filho de tradicional família mafrense, Comin respondeu pela 2ª Promotoria de Justiça de Mafra entre janeiro de 2007 e outubro de 2009.

 

Promotor de Justiça desde 2001, além de Mafra, Comin atuou nas Comarcas de São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Chapecó, Joinville, Itajaí. Atualmente, é titular da 8ª Promotoria de Justiça da Comarca de Balneário Camboriú.

 

Foi membro auxiliar da Corregedoria Nacional do CNMP de 2013 a 2015, secretário-geral do MPSC de 2015 a 2019 e procurador-geral de Justiça por dois mandatos (2019 a 2023). De 2017 a 2018, foi secretário executivo do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União.