Novo programa do governo vai renegociar dívidas de água, luz e telefonia

Programa Desenrola deve ser anunciado na próxima semana e beneficiar cerca de 40 milhões de brasileiros negativados.

Foto: Divulgação

 

 

O programa Desenrola, criado para reduzir o número de famílias inadimplentes, será anunciado na próxima semana e beneficiará cerca de 40 milhões de brasileiros negativados.

 

Através do programa, o governo realizará leilões para obter descontos nos débitos de consumidores com bancos, varejistas e empresas de água, gás e telefonia. A medida provisória que consta o programa será enviada ao Congresso Nacional nos próximos dias.

 

O Desenrola renegociará dívidas de até R$ 5 mil de consumidores negativados com renda de até dois salários mínimos, incluindo beneficiários do Bolsa Família. Além dos descontos, as dívidas poderão ser refinanciadas em até 60 meses.

 

Dados da Serasa, referentes a outubro de 2022 e compilados pela Febraban, apontaram que as dívidas somam R$ 301,5 bilhões e estão distribuídas da seguinte maneira:

 

– 14,9% nas financeiras;

– 28,8% nas instituições bancárias;

– 66,3% nas demais empresas, como varejistas, companhias de energia elétrica, água, gás e telefonia.

 

Por este motivo, o governo pretende realizar leilões divididos por setores para negociar milhares de dívidas ao mesmo tempo. Quem der os maiores descontos, fica apto a participar do programa.

 

Depois dos leilões, o consumidor poderá acessar um portal para verificar se a dívida foi renegociada e optar por pagar à vista ou financiar em até 60 meses em um banco.

 

A plataforma oferecerá ainda um comparativo das taxas de juros de cada banco, para que o consumidor possa escolher a menor taxa.

 

Em caso de inadimplência, o governo garantirá o valor principal da dívida através de um fundo garantidor.