Rio Negro é destaque no Programa ENFOC, por pesquisas inovadoras para o agronegócio

Em sua XVII edição, e com o tema “Desafios para infraestrutura da pesquisa e da produção científica” o evento reuniu professores e estudantes de graduação e de pós-graduação de todo país.

Fotos: Divulgação

 

 

A XVII edição do Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico (ENFOC), contou com a participação de destaque do aluno Edson Ricardo Hirt, Uninter Polo Rio Negro, apresentando duas pesquisas. O aluno contou com a orientação do professor Ederson Witt.

 

A primeira pesquisa apresentada por Edson recebeu o título “Canola, uma solução para cobertura de solo no inverno e renda extra”. O foco é atender pequenos e médios agricultores, propondo a canola como uma alternativa para a cobertura de solo durante o inverno. Além disso, a pesquisa destaca a viabilidade da canola como uma fonte adicional de renda.

 

A segunda pesquisa, intitulada “Produção de carne alternativa, sem o sofrimento e a morte de animais”, foca no estudo e produção de carne in vitro, realizada em laboratório por meio do cultivo de células-tronco. A abordagem busca proporcionar alternativas sustentável e ética à produção tradicional de carne, minimizando o sofrimento animal e os impactos ambientais associados à indústria pecuária.

 

Segundo a gestora do Polo, professora Gicele Aparecida Wormsbecher, o estudante brilhou durante sua participação, não apenas demonstrando seu compromisso com a pesquisa científica, mas também colocando em destaque a relevância de temas cruciais como agricultura sustentável e produção de alimentos éticos. Destacou ainda, a orientação do professor Ederson Witt, enfatizando a importância do papel docente na promoção da inovação e do pensamento crítico.

 

“A ascensão de Edson Ricardo Hirt e suas pesquisas no âmbito do ENFOC contam diretamente com o apoio da Universidade Interativa Uninter no estímulo ao desenvolvimento acadêmico e científico dos alunos. O comprometimento da instituição em encorajar abordagens inovadoras para enfrentar os desafios contemporâneos, especialmente aqueles relacionados à agricultura, alimentação e sustentabilidade”, observou.

 

Sobre o evento

O Encontro de Iniciação Científica e Fórum Científico (ENFOC) está em sua XVII edição como evento de divulgação científica cujo público-alvo são pesquisadores, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação de todas as instituições de ensino superior em âmbito nacional, integrados no formato on-line. Desde 2014, o evento abrange, também, os Seminários do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica. Em 2023, o tema central do ENFOC é: “Desafios para infraestrutura da pesquisa e da produção científica”.

 

Esta edição, realizada entre 22 a 25 de novembro, abordou os avanços e os entraves para os desenvolvimentos científico e tecnológicos nas últimas décadas, de maneira que problematiza os principais desafios da pesquisa no Brasil a partir da análise de pesquisadores atuantes.