Saúde amplia vacinação contra meningite e HPV; saiba quem pode se vacinar

Vacina meningocócica ACWY será ofertada temporariamente para adolescentes de 11 a 14 anos. No caso do HPV, a ampliação incluiu meninos de 9 a 14.

Foto: Divulgação

 

 

O Ministério da Saúde decidiu ampliar a oferta de duas vacinas no país. Adolescentes (meninos e meninas), entre 11 e 14 anos, que ainda não receberam a vacina meningocócica ACWY deverão ser imunizados. Esta oferta ocorrerá de forma temporária, até junho de 2023.

 

Já os meninos e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos foram incluídos no calendário oficial permanente da vacina contra o HPV – o papilomavírus humano. Até então, a vacina estava disponível apenas para meninas nesta faixa etária.

 

Pesquisas apontam que as vacinas meningocócicas demonstram uma resposta imune mais robusta nos adolescentes, com persistência de anticorpos protetores por período prolongado. As evidências científicas serviram de base para a inclusão pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) no Calendário Nacional de Imunizações a administração de doses de reforço com as vacinas meningocócicas conjugadas na adolescência.

 

No caso do HPV, a vacinação passa a ser para qualquer pessoa de 9 a 14 anos de idade, independentemente do sexo. A vacinação contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países. Estudos de impacto da estratégia apontam resultados positivos na prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus, como câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe.