Câncer de próstata tem até 90% de chances de cura se detectado precocemente

Segundo o especialista Francisco Mario Zoccola, a doença não apresenta sintomas nas fases iniciais e tende a evoluir somente em fases mais avançadas.

Foto: Riomafra Mix

 

 

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

 

A próstata é uma glândula exclusivamente masculina localizada na região pélvica e exerce duas funções principais: uma relacionada à continência, segurar a urina dentro da bexiga; e a outra função é relacionada a reprodução, produzindo o esperma.

 

De acordo com o médico especialista em cancerologia cirúrgica, Francisco Mario Zoccola, as causas desse câncer estão relacionadas ao envelhecimento, ao histórico familiar e à etnia, uma vez que pessoas da raça negra têm mais chances de desenvolver este tipo de câncer.

 

“Além disso, temos outros fatores que contribuem para o surgimento da doença como sedentarismo, obesidade, alimentação rica em gorduras e maus hábitos de vida no geral”, destaca o médico.

 

A doença não apresenta sintomas nas fases iniciais e tende a evoluir somente em fases mais avançadas. Os principais sintomas são sangramento na urina e esperma e alterações na frequência urinária.

 

De acordo com Zoccola, o exame de toque retal é primordial para detectar o câncer de próstata precocemente. O exame deve ser feito anualmente a partir dos 40 anos em homens com casos da doença na família e 50 anos para os demais.

 

“Quando diagnosticado em fase inicial, o câncer de próstata tem até 90% de chances de cura. No entanto, o exame de toque é um tabu e muitos o deixam de fazer, por falta de informação e preconceito. O toque é um exame simples e que dura poucos segundos”, disse.

 

Ainda de acordo com o médico, o medo da doença é outro fator que afeta os homens na hora de procurar um médico. “A maioria tem medo do diagnóstico, de lidar com o tratamento e até de ficar impotente. Isso sem dúvida mexe com o psicológico do homem”, afirma.

 

Além dos exames, a prevenção ao câncer de próstata pode ser feita com hábitos alimentares saudáveis, controle de peso, cuidados diários, exercícios regulares e o não uso de substâncias nocivas ao organismo, como álcool e tabaco.