Eleições 2022: conheça os principais nomes ao Governo do Paraná

Estado já tem quatro pré-candidatos confirmados às eleições de outubro.

Foto: Divulgação

 

 

Com o início do ano eleitoral, alguns nomes já estão repercutindo no cenário político do Paraná. Até o momento quatro políticos anunciaram a pré-candidatura ao governo do Estado: Carlos Massa Ratinho Junior (PSD); Cesar Augusto Carollo Silvestri Filho (PSDB); Filipe Barros Baptista de Toledo Ribeiro (PSL); e Roberto Requião de Mello e Silva (sem partido).

 

Entre os possíveis concorrentes, um nome ainda incerto é o do senador Flavio Arns, que pode concorrer ao governo pelo Podemos.

 

Leia também

Eleições 2022: conheça os principais nomes ao Governo de Santa Catarina

 

O primeiro turno das eleições acontecerá em 2 de outubro. Caso ocorra segundo turno (somente para o presidente da República e para os governadores), será em 30 de outubro. O calendário foi definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Foto: Divulgação

 

Ratinho Junior

A atual liderança do Estado deve disputar a reeleição pelo PSD. Eleito em 2018 no primeiro turno, Ratinho Junior teve 3.210.712 votos, sendo o segundo governador mais novo a assumir o Paraná. Ele já foi deputado federal, secretário do Desenvolvimento Urbano do Estado e presidente do Paranacidade. Atualmente, o governo conta com uma aliança que reúne, além do PSD, MDB, PSB, Progressistas, PL e Podemos. Ao longo de seu mandato, Ratinho Jr. tem mantido boas relações com o governo federal e indicado possível apoio à reeleição de Bolsonaro.

 

Foto: Divulgação

 

Cesar Silvestri Filho

O ex-prefeito de Guarapuava e ex-deputado estadual, Cesar Silvestri Filho, deixou a liderança estadual do Podemos recentemente e se filiou ao PSDB, com o apoio do ex-governador Beto Richa e do presidenciável João Doria. Inicialmente, Silvestri Filho cogitava sair candidato ao Executivo estadual pelo Podemos, apostando na construção de um palanque regional para Sergio Moro, que está de olho no Palácio do Planalto. Mas, lideranças do Podemos têm articulado o apoio à reeleição do atual governador do Paraná, Ratinho Junior.

 

Foto: Divulgação

 

Roberto Requião

Com o provável apoio do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, Requião tenta voltar a comandar o Estado. A liderança tem buscado alianças com partidos de esquerda, buscando fortalecer a sua pré-candidatura. Em 2021, ele acabou saindo do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), por entender que o partido estava tendo iniciativas bolsonaristas.

 

Foto: Divulgação

 

Filipe Barros

O deputado federal pela cidade de Londrina Filipe Barros foi o último a anunciar a sua pré-candidatura pelo PSL. O parlamentar busca receber o apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro, após ter sido relator da proposta do voto impresso, derrubada na Câmara. Cumprindo seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, Filipe já ocupou uma cadeira na Câmara Municipal de Londrina entre 2016 e 2018.

 

Foto: Divulgação

 

Flávio Arns

O senador Flávio Arns poderá ser uma das alternativas do Podemos ao Governo do Estado. O nome segue incerto e a candidatura só deve ocorrer se o governador Ratinho Junior não manter seu compromisso de apoiar Álvaro Dias para o Senado. Além de senador, Flávio já foi deputado federal pelo PSDB e candidato a vice-governador e governador.