Paraná vai contratar psicólogos e assistentes sociais para atuar nas escolas estaduais

Os Núcleos Regionais de Educação (NREs) ficarão responsáveis pela distribuição dos profissionais de acordo com a demanda das escolas.

Foto: Divulgação

 

 

A Secretaria Estadual da Educação vai implantar um projeto que visa capacitar e disponibilizar psicólogos e assistentes sociais para atendimento especializado nas escolas da rede estadual de ensino.

 

Formalizado nesta semana, em reunião entre o vice-governador Darci Piana e o secretário da Educação, Roni Miranda, o projeto denominado ‘Formação Continuada Interdisciplinar e Multiprofissional na Educação Básica’, prevê contratar mais 203 psicólogos e 100 assistentes sociais para acompanhamento de alunos e professores.

 

O edital para a seleção dos profissionais interessados em participar da iniciativa já está aberto.

 

O projeto atenderá todo o Paraná, por meio dos Núcleos Regionais de Educação (NREs), que ficarão responsáveis pela distribuição dos profissionais de acordo com a demanda das escolas. Já a habilitação, que permitirá aos selecionados realizarem os atendimentos especializados nas escolas, será ministrada por professores de psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), através de curso intensivo.

 

Para manter um ambiente escolar saudável e colaborativo, o projeto foca no desenvolvimento de protocolos e metodologias pedagógicas, promoção de diálogos e escuta profissional para promover espaços educacionais mais seguros e inclusivos por meio da orientação, acompanhamento e prevenção à violência e situações de conflito nas escolas.