Água segue dentro dos padrões de qualidade exigidos, asseguram Casan e Sanepar

Companhias garantem conformidade da qualidade da água mesmo após as enchentes em Riomafra.

Foto: Douglas Dias

 

 

Após questionamentos da população local sobre a qualidade da água distribuída pela Casan e Sanepar após as recentes enchentes que assolaram Riomafra, representantes das companhias esclareceram que a água se mantém dentro dos padrões exigidos de potabilidade.

 

O chefe da agência da Casan em Mafra, Honório Fragoso, afirmou que, embora a coloração da água possa ter sido temporariamente afetada devido aos vazamentos resultantes das enchentes, a água permanece tratada e própria para o consumo.

 

“Esta coloração pode ser consequência do rompimento de redes ou do vazamento de algum tipo de material. Quando isso ocorre, imediatamente providenciamos descargas de redes ou descargas de cavalete para eliminar resíduos sólidos e líquidos das tubulações. No entanto, estas situações são bastante atípicas, e mesmo que a água apresente uma coloração diferente, ela chega na casa do consumidor tratada e potável”, explicou.

 

Segundo Fragoso, a Casan faz análises detalhadas de hora em hora da água bruta, decantada e filtrada, garantindo que os padrões de qualidade sejam seguidos rigorosamente. “Registramos todas as análises no SISÁGUA, que é o sistema do governo; e avaliamos a turbidez, o cloro, o flúor e a cor da água. Além disso, realizamos testes de campo quinzenais em pontos definidos de coleta”, disse.

 

Ainda de acordo com Fragoso, a Vigilância Sanitária também faz a análise dos pontos de abastecimento, comprovando a qualidade da água distribuída. “Sempre que há alguma incoerência, a vigilância nos informa e fazemos uma reanálise da água. Mas no momento, posso garantir que todas as avaliações seguem dentro do padrão de qualidade exigido, mesmo com as enchentes”, pontuou.

 

Já o gestor da Sanepar em Rio Negro, Fábio Metzger, afirmou que nenhuma alteração na qualidade da água distribuída foi registrada pela equipe da companhia, que também segue todas as normas e padrões de qualidade exigidos.

 

Para quaisquer reclamações sobre a qualidade de água, os consumidores podem contatar a Casan através do número 0800-643-0195 ou a Sanepar pelo 0800-200-0115.