Homens armados incendeiam assentamento indígena em Rio Negro

No local estavam cerca de 20 pessoas, entre mulheres e crianças.

Fotos: Robson Komochena

 

 

Um assentamento indígena foi destruído na noite desta quinta-feira (15), em Rio Negro.

 

O caso aconteceu em um terreno na rua Maximiano Pfeffer, no bairro Estação Nova, onde cerca de 20 índios Kaingangs estavam acampados há cerca de um mês.

 

 

Segundo relato dos índigenas no Boletim de Ocorrência, sete homens armados chegaram no local empurrando e ameaçando a tribo, onde estavam mulheres e crianças. Eles também colocaram fogo nas barracas e quebraram objetos.

 

De acordo com os índios não foi possível dialogar com os homens, que diziam que o terreno tinha que ser desocupado, pois se tratava de uma propriedade privada. Eles também relataram que, recentemente, um dos homens já esteve no local ameaçando, e que outro BO já foi registrado.

 

 

Ainda, segundo os indígenas, os homens estavam com uma camionete preta e um caminhão branco. Apenas um dos integrantes da tribo teve um ferimento leve.

 

A Polícia Militar esteve no local e, com apoio de uma guarnição de Quitandinha, realizou patrulhamento nas região, mas os suspeitos não foram encontrados.

 

 

Abrigo

Ainda na noite de ontem, os integrantes da tribo foram encaminhados para um abrigo municipal, de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social.

 

Investigação

A Polícia Civil de Rio Negro informou que segue investigando o caso, na tentativa de identificar os suspeitos.