Famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar dados em Mafra

Atualização deve ser feita a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração como mudança de endereço, renda ou composição familiar.

Foto: Prefeitura Municipal de Mafra

 

 

Famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar seus dados no Centro de Referência de Assistência Social de Mafra (CRAS) para que não tenham seus benefícios suspensos a partir de julho de 2023.

 

De acordo com a pasta, a atualização dos dados deve ser feita a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração como mudança de endereço, renda ou composição familiar.

 

Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer ao CRAS e comprovar que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias.

 

A falta de atualização dos dados do Cadastro Único pode levar à suspensão de benefícios e posterior cancelamento. As informações são utilizadas ainda pelos estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas.

 

Como conferir a situação do cadastro?

As famílias beneficiárias do Auxílio Brasil recebem mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo. Já os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) podem receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica.

 

Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo. Porém, se for preciso alterar algum dado, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral.

 

Atualização dos dados

Quando a família se inscreve no Cadastro Único, ela se compromete a atualizar os dados sempre que houver uma mudança nas características da família (morte, nascimento, separação ou casamento) ou mudança de domicílio ou, no máximo, a cada dois anos. Neste caso, o próprio cidadão busca espontaneamente um CRAS ou posto do Cadastro Único para atualizar seus dados.

 

Documentação necessária

– Carteira de identidade, CPF, título de eleitor;

– Carteira de Trabalho (mesmo sem registros) de todos os membros que residem na casa;

– Certidão de nascimento/casamento;

– Comprovante de residência atualizado (preferencialmente a conta de luz);

– Atestado de frequência escolar para menores de 18 anos;

– Carteirinha de vacinação para menores de 7 anos;

– Comprovante de renda atual (folha de pagamento, aposentadoria, pensão por morte, auxílio doença).