Incêndio destrói casarão no Centro de Rio Negro

O proprietário, de 86 anos, que estava na casa quando o fogo começou e foi retirado pelos bombeiros.

 

 

Um incêndio destruiu um casarão histórico na esquina entre as ruas Getúlio Vargas e Bom Jesus, no Centro de Rio Negro.

 

A edificação, pertencente ao professor e cirurgião dentista Eridon Langer, foi tomada pelas chamas em poucos minutos.

 

O Corpo de Bombeiros recebeu o primeiro chamado às 16h24 desta segunda-feira (13), quando pessoas que passavam pelo local avistaram fumaça saindo do sótão da casa.

 

O proprietário, de 86 anos, que estava na casa quando o fogo começou e foi retirado pelos bombeiros.

 

Vídeo e fotos: Divulgação

 

De acordo com o 2º tenente Ricardo Baggio, comandante do Corpo de Bombeiros de Rio Negro, foi um trabalho intenso e demorado, principalmente pela situação do local. “Além do cuidado com uma rede de alta tensão elétrica que passava ao lado da casa, se trata de uma construção com bastante estrutura em madeira, além de piso superior, que desabou. Toda essa madeira se acumulou sob o assoalho, o que dificultou a extinção do fogo e o rescaldo”, explicou.

 

Ainda, segundo Baggio, a operação contou com apoio do Corpo de Bombeiros de Mafra e também da Celesc. “Devido ao tamanho da ocorrência e a necessidade de bastante água, acionamos nossos colegas de Mafra, que prontamente nos prestaram apoio. Também esteve no local uma esquipe da Celesc, que ficou pronta para, se necessário, desligar a rede elétrica”, pontuou.

 

Por volta das 20h30, ainda haviam focos de fumaça em meio aos entulhos e os bombeiros continuavam trabalhando no local. Até o momento, aproximadamente 45 mil litros de água foram usados.

 

Ainda não se sabe o que causou o incêndio, mas a principal suspeita é curto na rede elétrica.

 

 

Local isolado

Após o trabalho dos bombeiros, a Defesa Civil informou que irá isolar o local, ainda na noite desta segunda-feira.

 

De acordo com o coordenador do órgão, Daniel Teixeira, na terça-feira será feita uma avaliação minuciosa do local.

 

“Neste momento, vamos isolar preventivamente até que seja possível, após extinção total do fogo, uma avaliação mais detalhada da estrutura que restou”, explicou.

 

Matéria atualizada

A família do proprietário procurou a redação do Riomafra Mix na manhã desta terça-feira (14), para explicar sobre a saída do idoso da casa.

 

Segundo os familiares, o homem estava dormindo quando o fogo começou e, assustado, não encontrava suas roupas, o que fez com que ele demorasse a sair, quando foi auxiliado pelos bombeiros.