Mafra inova com coleta de resíduos mecanizada

Coleta mecanizada é o nome do sistema de recolhimento de resíduos urbanos realizado por meio de um caminhão, trazendo agilidade ao recolhimento destes materiais.

Foto: Seluma

 

 

O município de Mafra está recebendo melhorias na coleta de resíduos. Em 2023 a Seluma implementou uma nova abordagem de equipamentos e veículos especializados, a fim aprimorar a eficiência da coleta, reduzir os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida dos moradores locais. Uma das inovações é a Coleta de Resíduos Mecanizada.

 

Coleta mecanizada é o nome do sistema de recolhimento de resíduos urbanos realizado por meio de um caminhão, trazendo agilidade ao recolhimento destes materiais. Isto porque são dispostos containers, onde o lixo é acondicionado temporariamente.

 

No município já foram distribuídos 80 contentores de 1000 litros na região central, sendo 50 para coleta convencional e 30 para coleta seletiva. Estes contentores possuem encaixes para que os caminhões possam fazer a transposição do material do recipiente para o interior do veículo, sem a necessidade de os trabalhadores entrarem em contato com o resíduo.

 

Entre as principais vantagens da coleta mecanizada estão:

 

– Menor risco de proliferação de doenças;

– Diminuição de odores;

– Evita o entupimento das bocas de lobo;

– Protege o lixo de animais abandonados;

– O descarte do lixo pode ser realizado a qualquer momento do dia;

– Incentiva a coleta seletiva.

 

O objetivo dos contentores é reforçar o sistema municipal da coleta de resíduos, evitando o descarte incorreto e o acúmulo de sujeiras nas ruas. Vale lembrar que a coleta acontece todos os dias e que é necessário a colaboração de toda a população.

 

A Seluma realiza a higienização dos contentores de resíduos sólidos periodicamente.