Plano de Educação Ambiental promove ações de conscientização em Mafra

Programa realizado pela Seluma, em parceria com a prefeitura, promove treinamentos e eventos para escolas e entidades

Foto: Divulgação

 

 

A preocupação com o meio ambiente é de todos. É importante que crianças, jovens e adultos entendam quais são as responsabilidades individuais e coletivas que beneficiam toda a sociedade e o ecossistema. Por isso, ações de educação ambiental devem ser estimuladas e realizadas continuamente junto a escolas e entidades.

 

Em Mafra, a Seluma, em parceria com a prefeitura, promove o Plano de Educação Ambiental (PEA). O objetivo do programa é conscientizar os estudantes e a comunidade para que as pessoas entendam o que fazer para proteger o ecossistema regional. A programação é definida em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e ocorrerá durante o ano nas escolas e associações de moradores. As datas serão divulgadas posteriormente, conforme a programação aprovada.

 

O programa é realizado por profissionais capacitados e abrange todos os níveis educacionais do município. Desde o segundo semestre de 2023, a Seluma está dando continuidade ao Plano de Educação Ambiental, focando em objetivos como aumentar a prática da separação do lixo gerado para coleta seletiva; estimular a cultura ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa) no município; promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e da preservação ambiental; e incentivar a prática de gestão de resíduos pautados nos 5 R’s: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar.

 

Ao longo do ano, o programa realizará treinamentos, palestras, atividades ambientais com premiações e ações de conscientização em dias nacionais dedicados ao meio ambiente. De acordo com a Seluma, a ideia é integrar colaboradores que trabalham em todo o sistema de coleta com alunos da rede de ensino fundamental de escolas municipais, associações de moradores, além de ONGs e associações ligadas a temas ambientais.

 

Dentro da proposta de engajar a população, o programa prevê oconcurso de desenhos com premiações, montagem de brinquedos e maquetes utilizando materiais recicláveis. Além disso, os treinamentos e palestras abordam os seguintes temas:

 

  • Descarte correto de resíduos: Descarte correto de resíduos domésticos e domiciliares com foco na coleta seletiva, reciclagem e/ou reaproveitamento de resíduos;
  • 5 R’s da Sustentabilidade (repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar): Práticas para reduzir o consumo ao máximo de materiais a fim de minimizar a geração de lixo, reutilizar produtos e materiais enquanto puderem ser reaproveitados e, por último, reciclar aqueles que tiverem chegado ao fim de sua vida útil ou não possuírem forma adequada e ambientalmente viável de reutilização;
  • Minimização de Impactos Ambientais: Uso consciente dos recursos naturais e minimização de qualquer alteração das propriedades do meio ambiente que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e bem-estar da população, animais ou a flora;
  • Aterros Sanitários: Divulgação das particularidades relacionadas à concepção, implantação e operação dos aterros sanitários, abrangendo seus monitoramentos, cuidados ambientais e a importância desses para a sociedade. Conscientizar sobre a separação adequada dos resíduos, ressaltando que somente os rejeitos devem ser descartados nos aterros. Além disso, haverá visitas guiadas.
  • Reciclagem: Relevância da correta separação de resíduos.

 

O conhecimento é a melhor forma de promover a cidadania ecológica e garantir um futuro mais sustentável

 

Seluma trabalhando por uma Mafra mais sustentável.