Sensação de cansaço e fadiga pode ser sintomas de algo grave, alerta fisioterapeuta

O cansaço pode ser sintoma de algo grave e pode desencadear casos de pneumonia e levar até à morte. Prevenção e reabilitação cardiopulmonar são aliados no tratamento.

Foto: Douglas Dias

 

 

Muita gente reclama de cansaço, mas quando esse cansaço é frequente, é bom ficar bem atento. Principalmente se você é daquelas pessoas que, ao subir uma escada ou ao fazer o mínimo esforço físico, precisa parar para descansar, sente-se cansado ou ofegante. Cuidado, isso pode ser o sinal de uma doença grave.

 

O alerta é da fisioterapeuta Ana Paula Machado. Ela trabalha com a especialidade de reabilitação cardiopulmonar e atende semanalmente dezenas de pacientes, sendo muitos deles em estágio avançado. Segundo Ana Paula, as pessoas vão levando a vida achando que é normal, e aí mora o perigo: o cansaço pode ser sintoma de algo muito grave e pode inclusive desencadear casos de pneumonia e levar até à morte.

 

Sentir cansaço é um dos sintomas de que a saúde cardiopulmonar não está bem. Por isso, é preciso prestar atenção aos sintomas e procurar reabilitação o mais rápido possível. A prevenção e o diagnóstico precoce podem evitar complicações e agravamento do quadro”, destaca.

 

Ainda segundo a fisioterapeuta, a prevenção sempre será o melhor remédio. Manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e ter um sono regulado ajudam muito. Outro fator são os exames clínicos.

 

“A fisioterapia avançou muito nesta área. Tenho pacientes, por exemplo, que diminuíram o uso de medicação, a necessidade de procurar atendimento de urgência e emergência e até de internamento, isso após iniciar a reabilitação cardiopulmonar”, explica.

 

A reabilitação cardiopulmonar vai melhorar e, em muitos casos, eliminar os sintomas de cansaço, aumentar a oxigenação e a capacidade pulmonar, fortalecer o coração e ainda melhorar a força muscular da respiração. “Com tudo isso em dia, a sensação de fadiga e o cansaço vão embora”, pontua.

 

Além da prevenção, o tratamento é indicado para pessoas em todas as idades com quadro de hipertensão, insuficiência cardíaca, doença aterosclerótica, pré e pós-operatório de cirurgias torácicas e abdominais, problemas pulmonares, obesidade, diabetes e até doenças como dislipidemia, intolerância à glicose e nefropatia.

 

Campanha

Pensando em trabalhar o tema junto da população local, em maio, a Cardiocranium Centro Integrado, fara uma semana dedicada a avaliação respiratória. Entre os dias 6 a 10 de maio avaliações estram com valores reduzidos.

 

Serviço

Cardiocranium Centro Integrado

Fisioterapeuta Ana Paulo Machado (CREFITO 252985-F)

Rua Marechal Floriano Peixoto, 1421, Centro – Mafra

(47) 3271-9718