Ciclone extratropical deve provocar chuva intensa e temporais na região

Além da chuva, semana será marcada por baixas temperaturas, devido o avanço de uma nova massa de ar frio.

Foto: Robson Komochena

 

 

Um ciclone extratropical deve provocar chuva intensa e temporais na região de terça (9) a quarta-feira (10), avisou a Defesa Civil de Santa Catarina.

 

Segundo a Epagri/Ciram, além da chuva, a semana será marcada por baixas temperaturas, devido o avanço de uma nova massa de ar frio pelo Estado.

 

Confira a previsão do tempo para esta semana em Riomafra:

O céu estará encoberto nesta segunda-feira (8), com muitas nuvens e previsão de chuva durante a tarde, devido um cavado (área de baixa pressão no Sul do Brasil). A temperatura estará baixa e a máxima não deve passar dos 16°C.

 

O tempo segue instável na terça-feira (9), com céu encoberto e grande volume de chuva (40 milímetros). Também são esperados temporais localizados, com rajadas de vento de até 50 quilômetros por hora. A ação ocorre pela intensificação do ciclone extratropical próximo à costa de Santa Catarina. A temperatura atinge máxima de 15°C.

 

Na quarta-feira (10), o tempo continua instável, com céu encoberto e chuva intensa. O acumulado deve chegar a 45 milímetros. A chuva dá uma trégua durante a noite e as temperaturas caem ainda mais, com o avanço de uma massa de ar frio por Santa Catarina. Os termômetros registram mínima de 6°C e máxima de 11°C.

 

O céu amanhece encoberto na quinta-feira (11) e o tempo melhora com o decorrer do dia. O frio persiste e a temperatura atinge mínima de 5°C e máxima de 13°C.

 

Já na sexta-feira (12), o sol aparece entre nuvens durante a tarde. Pela manhã, pode haver nevoeiros e condições de geada, com a queda acentuada da temperatura. Os termômetros registram mínima de 4°C e máxima de 16°C.

 

Tendência para os próximos dias

O próximo fim de semana será de tempo firme, com sol entre nuvens e temperatura em elevação. Próximo aos dias 16 e 18, uma nova frente fria passa pelo Sul do país, provocando chuva e declínio acentuado de temperatura com a chegada de um sistema de alta pressão. No restante do período, o tempo fica seco e frio, com geada especialmente nas áreas altas do Estado.

 

Com informações da Epagri/Ciram.