Ciclone extratropical e frente fria trazem chuva e ventania para a região

Tempo melhora a partir de terça-feira (5) com o afastamento das instabilidades e a entrada de uma massa de ar seco na região.

Foto: Robson Komochena

 

 

A primeira semana de setembro começou com tempo instável na região. Segundo a Epagri/Ciram, um novo ciclone extratropical está impactando fortemente o tempo em Santa Catarina no início desta semana.

 

Nesta segunda-feira (4), Riomafra está sentindo os efeitos do fenômeno, com a ocorrência de fortes chuvas, acompanhadas de raios e rajadas de vento. A instabilidade é causada pela combinação do ciclone e de uma frente fria que avança pela região. Com os fortes ventos acima de 60 km/h registrados nesta tarde, mais de 17 mil unidades atendidas pela regional da Celesc de Mafra, ficaram sem abastecimento de energia.

 

Segundo a Defesa Civil, o risco é alto para ocorrências como destelhamentos, quedas de árvores e postes, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.

 

O tempo começa a mudar na terça-feira (5), com o afastamento das instabilidades e a entrada de uma massa de ar seco em Santa Catarina. Ainda podem ocorrer pancadas de chuva entre a madrugada e a manhã. As temperaturas seguem amenas e atingem máxima de 24°C.

 

A quarta-feira (6) será marcada por variações de nuvens e temperaturas mais baixas. Em Riomafra, as máximas não passam dos 13°C.

 

A nebulosidade se mantém na quinta-feira (7), com poucas aberturas de sol na região. Já as temperaturas sobem um pouco e as máximas variam entre 11°C a 16°C.

 

O sol aparece entre nuvens na sexta-feira (8) com chance de chuva isolada na região, devido a um cavado (área de baixa pressão). As temperaturas seguem em elevação e os termômetros registram máxima de 26°C.

 

Tendência para os próximos dias

Nos dias 9 e 10, a previsão é de tempo instável com chuva e temporais localizados na região, devido à passagem de uma frente fria. Depois disso, o tempo melhora e o sol aparece entre algumas nuvens, elevando as temperaturas. A partir do dia 13, a condição de chuva retorna, com menos intensidade.

 

Com informações da Epagri/Ciram.