Ciclone extratropical provoca chuva e vendaval na região, alerta Defesa Civil

Temperaturas declinam a partir de sexta-feira (14), com a chegada de uma nova massa de ar frio.

Foto: Robson Komochena

 

 

A formação de um ciclone extratropical, que passa por Santa Catarina entre quarta (12) e quinta-feira (13), favorece o risco de temporais no decorrer desta semana. Conforme a Defesa Civil, o risco é moderado para alagamentos, deslizamentos, enxurradas, vendavais e granizo.

 

Confira a previsão do tempo completa:

Nesta segunda-feira (10), a previsão é de chuva na região, com rajadas de vento de 41 km/h. Já os termômetros marcam temperaturas abaixo de 20°C.

 

O céu fica encoberto na terça-feira (11) com chuva e poucas aberturas de sol na região. A temperatura aumenta e atinge máxima de 24°C.

 

Na quarta-feira (12), a formação do ciclone extratropical deixa o céu encoberto, favorecendo o risco de temporais. As rajadas de vento chegam a 61 km/h e a temperatura mantém a máxima de 24°C.

 

O tempo segue instável na quinta-feira (13). O céu segue encoberto, com risco de chuva intensa e ventos de 72 km/h. No decorrer do dia, o ciclone se afasta para alto mar e a chuva dá uma trégua. As temperaturas caem um pouco e os termômetros marcam máxima de 20°C.

 

A partir de sexta-feira (14), a chegada de uma massa de ar frio faz as temperaturas declinarem, atingindo mínima de 4°C e máxima de 16°C. Há risco de chuva isolada pela manhã, mas o sol predomina no restante do dia.

 

Tendência para os próximos dias

Entre 15 a 16 de julho, uma massa de ar seco no Sul do Brasil mantém o tempo firme, com sol e temperaturas mais baixas ao amanhecer e em elevação durante o dia. Nos dias 17 e 18, a chuva retorna com a formação e deslocamento de uma frente fria, seguida de uma intensa massa de ar polar que vai declinar acentuadamente a temperatura. Depois disso, o tempo fica seco e frio em todas as regiões, com condição de geada nas áreas altas da região.

 

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil.