Copérdia inaugura unidade de recebimento de grãos e centro de distribuição em Papanduva

A unidade irá distribuir fertilizantes, defensivos, rações e nutrição animal, e receberá soja, milho e trigo produzido por agricultores do Planalto Norte catarinense.

Momento do descerramento da faixa inaugural. – Foto: Douglas Dias

 

Com investimentos em mais de R$ 20 milhões, a Copérdia inaugurou nesta quarta-feira (23) sua mais nova unidade de distribuição de insumos, defensivos e fertilizantes agrícolas, a unidade localizada às margens da SC 477, na localidade de Floresta, em Papanduva, vai receber também soja, milho e trigo produzido por agricultores de Papanduva, Monte Castelo e Major Vieira.

 

Segundo o gerente Sandro Pinto de Oliveira, a unidade está preparada para executar todo processamento, da classificação  dos grãos, secagem, expedição e exportação.  “É uma conquista para toda a cooperativa e vai beneficiar os produtores de toda região”, destacou.

 

A unidade irá distribuir fertilizantes, defensivos, rações e nutrição animal para toda região do Planalto Norte.

 

Para o prefeito de Papanduva Luiz Henrique Saliba, é uma satisfação ver a ascensão de uma empresa, principalmente quando faz parte do agronegócio, que é a principal atividade e fonte de renda de grande parte da população. “Nossa expectativa é extremamente positiva. O nosso município foi um dos que mais cresceu no estado no último e um dos que mais cresceu na questão do ICMS em toda a região. Teremos um incremento dos cofres municipais em torno de R$ 7 milhões e este novo empreendimento da Copérdia vai fazer com que continuemos crescendo em 2022”, observou.

 

 

Segundo os produtores rurais, Vinícios Gren e Daniel Gren a nova unidade representa muito. Para eles, a Copérdia é conhecida por sua credibilidade com o cooperado e quanto mais concorrência melhor para o produtor.

 

“O trabalho da Copérdia na região já é bem significante. Mas lá eles já não tinham tamanho para comportar tantos produtores. Agora, a instalação em Papanduva, vai facilitar muito a vida do produtor, tanto na questão da produção como na logística. Com a chegada da cooperativa, essa demanda será sanada e o produtor seguirá assegurado, ainda mais se tratando da integridade que a Copérdia vem mostrando ao longo dos anos na região. E uma segurança pro agricultor saber que aquilo que ele produz terá uma garantia de venda”, diz Daniel.

 

Para o presidente da Copérdia, Vanduir Luís Martini, a cooperativa inaugura também, uma nova fase no Planalto Norte e a expectativa é que este empreendimento traga muito sucesso principalmente para os produtores.

 

“Para nós é um motivo de alegria, especialmente pelo produtor que teve a paciência de esperar a gente reestruturar a organização e voltar a operar de forma mais adequada, de acordo com o interesse do cooperado. Nossa cooperativa tem no radar ainda outros investimentos para a região. Esse é só o marco inicial daquilo que a cooperativa pretende fazer aqui na região”, diz.

 

Presidente da Copérdia, Vanduir Luís Martini.

 

Ainda segundo Martini, a Copérdia tem um processo de trabalho diferente. Ela não tem um dono, ela tem os cooperados que são os proprietários da cooperativa. Presume-se que a gente entra numa sociedade, produz resultados e investe nas unidades onde estamos atuando. O sistema cooperativo possui características diferentes dos sistemas tradicionais.

 

“Por exemplo, nós entregamos insumos e recebemos grãos. Garantimos esta operação para o produtor e também garantimos uma operação para os produtores de proteínas. Nós fabricamos ração, temos um fomento de bovinocultura de leite que precisa de milho e soja para ser alimentados, temos um processo de produção de suinocultura, que necessariamente 70% do insumo é milho. A gente associa os interesses de quem produz o grão com quem consome o grão. Através deste processo, a gente acaba gerando resultados nas duas pontas, além é claro, de garantir o fornecimento”, destaca.

 

A cooperativa

Com mais de meio século de história e sede em Concórdia, no oeste catarinense, a Copérdia conta com mais de 17 mil associados e está presente em mais de 200 cidades com unidades estratégicas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Goiás.

 

A Copérdia trabalha com 13 negócios que atendem os cooperados, fornecedores e comunidade em geral, sendo uma das maiores fornecedoras de matéria-prima ao Sistema Aurora.